1. Na tira, Calvin entra animado em casa e conta à sua mãe que vai participar de uma peça de teatro na
escola. Por que ele afirma que seu personagem vai levar todo mundo às lágrimas?
a) Ele vai levar o público às lágrimas por causa do teor comovente de qualquer peça de teatro sobre
nutrição.
b) Calvin vai representar uma erva da família das aliáceas, e essas plantas sempre causam comoção nas pessoas.
c) Calvin vai representar a cebola e ele conta à sua mãe na tira que esse personagem tem uma história
de vida de sofrimento e dor.
d) Calvin será a cebola na peça da escola, e, em geral, choramos ao cortar cebola, por isso o público
irá às lágrimas.
e) Calvin será Romeu na peça “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, e todos irão às lágrimas
com a morte do personagem no final.
2. No primeiro quadrinho, Calvin diz: “Mãe,
consegui um papel na peça da escola!”.
As
palavras destacadas podem ser corretamente
substituídas, sem comprometer o sentido da
frase, respectivamente por:
a) personagem - encenação.
b) ação - parte.
c) dever - artefato.
d) folha - enredo.
e) atribuição - elemento.
3. A mãe de Calvin pergunta ao menino, no último
quadrinho, “Qual é a peça?”.
A palavra “Qual” é
um(a):
a) preposição acidental.
b) artigo indefinido.
c) pronome interrogativo.
d) advérbio de dúvida.
e) substantivo simples.
4. Nos trechos da tirinha “Mãe, consegui um papel
na peça da escola!” e “Que beleza, Calvin.”, a
vírgula é utilizada com base em qual regra
gramatical?
a) Para isolar elementos repetidos.
b) Para isolar o vocativo, termo que serve para
invocar, chamar ou nomear uma pessoa.
c) Para separar, na datação de um escrito, o
nome do lugar.
d) Para separar, num período, as orações da
mesma natureza que tenham certa extenso.
e) Para indicar o término de uma oração
declarativa.
5. Em relação à frase de Calvin, no terceiro
quadrinho, “Meu personagem vai levar todo
mundo às lágrimas no fim do segundo ato!”,
analise as afirmativas a seguir e classifique-as em
verdadeiro (V) ou falso (F).
Em seguida, marque
a alternativa correta.
( F ) O termo “levar” é classificado
gramaticalmente como verbo e está no tempo
passado (pretérito).
( V ) A palavra “lágrimas” é um substantivo
feminino e está no plural.
( F ) “Meu” é uma preposição essencial.
( V ) A palavra “segundo” é um numeral ordinal
e equivale a um adjetivo na frase.
6 E além disso se via da janela um cantinho de céu e o
7 Redentor.
8 É, meu amigo, só resta uma certeza.
9 É preciso
acabar com essa tristeza.
10 É preciso inventar de novo o amor.
(Toquinho)
1. Em relação à compreensão e interpretação do texto, é
correto afirmar que:
a) o elemento “Rio” (linha 4) está em letra maiúscula
pois se refere ao município do Rio de Janeiro, logo
“Redentor” (linha 7) diz respeito ao famoso ponto
turístico Cristo Redentor.
b) depreende-se do trecho “Mesmo a tristeza da
gente era mais bela” (linha 5) que antes, mesmo
tristes, as pessoas eram mais bonitas.
c) no trecho “um cantinho de céu e o redentor”
(linha 7), o termo “redentor” refere-se a uma
pessoa que redime os seus pecados.
d) infere-se do texto que “Ipanema” (linha 2) é um
bairro famoso de Salvador.
2. Manteria a correção gramatical e o sentido do texto a
seguinte reescrita do trecho “É preciso inventar de novo
o amor.” (linhas 9-10).
a) É, amor, preciso de novo inventar.
b) É preciso reinventar o amor.
c) De novo, amor, é preciso inventar.
d) É preciso, amor, de novo inventar.
3. A palavra “inventar” (linha 9) tem o mesmo sentido de:
a) tramar.
b) realizar.
c) delirar.
d) criar.
4. O emprego do acento agudo na palavra “céu” justifica-se pela mesma regra de acentuação gráfica da palavra:
a) pública.
b) próximo.
c) véu.
d) anergético.
5. No trecho "Lembra que tempo feliz, ai, que saudade!”
(linha 1),
a) o termo “lembra” sugere falta de memória.
b) a palavra “saudade” expressa nostalgia.
c) a interjeição "ai" expressa satisfação.
d) o termo “tempo” expressa condições climáticas.
6. No trecho “Mesmo a tristeza da gente era mais bela”
(linha 5), o sentido do texto seria mantido se o
substantivo “tristeza” (linha 9) fosse substituído por:
a) ansiedade.
b) melancolia.
c) esperança.
d) animação.
7. No trecho "É, meu amigo, só resta uma certeza " (linha
8), é correto afirmar que o uso das vírgulas:
a) prorroga o discurso para acrescentar humor à
situação.
b) apresenta falta de conexão entre o narrador e o
interlocutor.
c) indica pausa na fala do narrador, enfatizando o
vocativo "meu amigo".
d) apresenta posse em “meu amigo” entre o
narrador e o interlocutor.
8. No trecho "Lembra que tempo feliz, ai, que saudade!"
(linha 1), o uso das vírgulas:
a) torna a leitura mais rápida e fluida.
b) não é necessário para a estrutura da frase.
c) é irrelevante para as emoções expressas na frase.
d) dá ênfase às emoções “ai” e “que saudade!”.
9. Assinale a alternativa cuja palavra está empregada de
acordo com a mesma regra ortográfica do substantivo
“tristeza” (linha 5).
1. Assinale o item correto a respeito da análise linguística do
texto:
a) Assim como “mocreia” as palavras “plateia, ideia e voo”
também perderam o acento depois do novo acordo
ortográfico;
b) “Edibar, você está no meu lugar. A vírgula foi usada
para isolar um aposto;
c) Acento a que a mulher se refere é escrito com c. “Ela
escolheu o melhor acento do avião”;
d)“Você sabe que eu sento aí toda manhã” A oração
destacada é adverbial temporal.
2. No texto acima observamos que há diferentes interpretações
para a palavra “vendo”. O equívoco e o humor gerados na
tirinha são ocasionados pelo fato de:
a) os verbos “ver” e “vender” possuírem a mesma
conjugação no presente e na primeira pessoa do modo
subjuntivo.
b) tanto o verbo “ver” quanto o verbo “vender” serem
classificados como regulares, não apresentando
alterações no radical e nas terminações.
c) o verbo “ver”, quando no gerúndio, ter a mesma grafia do
verbo “vender” quando conjugado na primeira pessoa do
presente do indicativo.
d) os verbos “ver” e “vender” serem classificados como
irregulares, tendo como coincidência a mesma conjugação
no presente do indicativo.
3. Tendo como base a noção de variedades linguísticas, a tirinha
de Armandinho representa:
a) um modelo de comunicação que é usado apenas por
crianças em fase de alfabetização que ainda não
conhecem o padrão oficial da língua.
b) um exemplo de variação linguística regional, evidenciando
que um mesmo objeto pode receber diversas
nomenclaturas.
c) uma crítica social ao modo de expressar a mesma ideia
sob diferentes nomenclaturas, pois tal fato ocasiona pouca
eficiência comunicativa.
d) uma crítica ao sistema linguístico brasileiro, que não
possui uniformização no processo de comunicação, tal
como ocorre em países desenvolvidos.
4. Considerando a tirinha acima e a Gramática Normativa
da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e
dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(V) A possibilidade de existir um espião na tripulação é
confirmada pelo texto não verbal da tira.
(F) A palavra “Psst”, no primeiro quadrinho, é um advérbio
de negação.
(V) No trecho “sobre nosso ataque a Inglaterra” a palavra
destacada deveria, obrigatoriamente, receber o acento
grave, indicativo de crase.
(F) A expressão “Por que”, no primeiro quadrinho”, deveria
receber acento circunflexo, sendo reescrita como “Por
quê”.
(V) A oração “que o rei tenha implantando um espião
entre nós!!” é uma Oração Subordinada Substantiva
Subjetiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.
No silêncio da mata, surge uma criatura lendária: o
Curupira. Com os pés virados para trás, ele engana
caçadores e protege os animais. Pequeno e ágil,
possui cabelos vermelhos e um sorriso travesso. Domina a floresta e seus mistérios, atraindo os
incautos para o fundo da mata com sua flauta mágica.
Quem ousa desrespeitar a natureza sente sua ira.
O
Curupira é a lenda viva da proteção da floresta, um
guardião que garante o equilíbrio da natureza.
1. Sobre o tema central do texto "O Guardião da Floresta"
e a principal característica do Curupira que o auxilia em
sua missão, assinale a alternativa CORRETA.
a) A lenda do Boitatá e seus olhos de fogo.
b) A proteção da floresta e os pés virados para trás
do Curupira.
c) A destruição da natureza e a flauta mágica do
Curupira.
d) O desrespeito aos animais e o sorriso travesso do
Curupira.
e) A magia da floresta e os cabelos vermelhos do
Curupira.
2. Com base no texto "O Guardião da Floresta", analise
as assertivas abaixo e em seguida aponte a alternativa
CORRETA.
I. O Curupira é uma criatura lendária que protege a
floresta.
II. Ele usa sua flauta mágica para atrair caçadores para
o fundo da mata.
III. Os cabelos vermelhos e o sorriso travesso são
características marcantes do Curupira.
IV. O Curupira castiga aqueles que desrespeitam a
natureza, causando-lhes doenças incuráveis.
a) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
b) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as assertivas estão corretas.
3. De acordo com o texto "O Guardião da Floresta", é
CORRETO afirmar que o título se relaciona com o
conteúdo apresentado na alternativa.
a) Descrever a beleza exuberante da floresta e seus
mistérios.
b) Enfatizar o perigo dos caçadores para o equilíbrio
da natureza.
c) Destacar a importância da flauta mágica para a
sobrevivência do Curupira.
d) Apresentar o Curupira como protetor dos animais e
da mata.
e) Narrar a história da origem da lenda do Curupira.
4. Sobre a diversidade de gêneros textuais, é CORRETO
afirmar que a principal característica que encontramos
nesse texto sobre o Curupira é:
a) Narrativo, porque conta a história do Curupira.
b) Descritivo, por descrever detalhadamente cada
parte do corpo do Curupira.
c) Informativo, porque dá informações sobre a
floresta.
d) Instrucional, porque ensina como proteger os
animais.
e) Poético, porque usa linguagem figurada e rimas.
1. Assinale a alternativa que NÃO condiz com o gênero
textual apresentado.
a) O uso de linguagem verbal e não verbal.
b) A função de linguagem conativa é comum a esse gênero.
c) O uso predominante da 1ª pessoa do singular na
construção do texto.
d) O objetivo do gênero textual é persuadir/convencer o seu
leitor.
e) O uso de verbos na forma imperativa.
2. De acordo com os conceitos de frase, oração e período, o
trecho “Nesse carnaval proteja a infância e a
adolescência da violência sexual” é considerado um(a):
a) Período composto por duas orações.
b) Frase nominal.
c) Frase, pois possui sentido incompleto.
d) Período simples, formado por uma frase nominal e duas
orações.
e) Oração absoluta.
3. “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças
e adolescentes”
Analise as palavras destacadas no trecho e assinale a
alternativa CORRETA.
a) Os verbos “pule”, brinque” e “cuide” são intransitivos.
b) Os verbos “pule”, “brinque” e “cuide” estão flexionados
no modo subjuntivo afirmativo.
c) “pule”, brinque e “cuide” são da segunda conjugação
verbal, pois terminam na vogal “e”.
d) “Pule”, brinque e “cuide” são verbos irregulares.
e) Os verbos “pule”, brinque” e “cuide” são transitivos, pois
têm sentido completo.
4. “Procure o conselho tutelar, delegacia ou disque 100.”