sexta-feira, 13 de junho de 2025

Música para Interpretação - Amei Tanto. Clara Nunes

 Amei tanto

Nunca fui covarde 

Mas agora é tarde 

Amei tanto 

Que agora nem sei mais chorar 

Vivi te buscando 

Vivi te encontrando 

Vivi te perdendo 

Ah, coração, infeliz até quando? 

Para ser feliz 

Tu vais morrer de dor 

(Clara Nunes)


1. “Nunca fui covarde, mas agora é tarde” 

Nos versos acima há uma palavra que confere um aspecto durativo à ação verbal. 

Assinale-a:

a) Nunca 

b) Covarde 

c) Fui 

d) Agora 

e) Mas

 

2. “Amei tanto 

 Que agora nem sei mais chorar” 

A conjunção ´´que`´.

a) Revela um intuito final do eu lírico. 

b) Reduz uma locução conjuntiva iniciada por `´tanto`´. 

c) Introduz um complemento regido de preposição. 

d) Exprime proporcionalidade e concomitância. 

e) Introduz uma oração que exprime um efeito da oração anterior.






quarta-feira, 11 de junho de 2025

Tirinha para Interpretação - Calvin. Ensino Médio



1. Na tira, Calvin entra animado em casa e conta à sua mãe que vai participar de uma peça de teatro na escola. Por que ele afirma que seu personagem vai levar todo mundo às lágrimas? 

a) Ele vai levar o público às lágrimas por causa do teor comovente de qualquer peça de teatro sobre nutrição. 

b) Calvin vai representar uma erva da família das aliáceas, e essas plantas sempre causam comoção nas pessoas. 

c) Calvin vai representar a cebola e ele conta à sua mãe na tira que esse personagem tem uma história de vida de sofrimento e dor. 

d) Calvin será a cebola na peça da escola, e, em geral, choramos ao cortar cebola, por isso o público irá às lágrimas. 

e) Calvin será Romeu na peça “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, e todos irão às lágrimas com a morte do personagem no final.


2. No primeiro quadrinho, Calvin diz: “Mãe, consegui um papel na peça da escola!”. 

As palavras destacadas podem ser corretamente substituídas, sem comprometer o sentido da frase, respectivamente por: 

a) personagem - encenação. 

b) ação - parte. 

c) dever - artefato. 

d) folha - enredo. 

e) atribuição - elemento. 


3. A mãe de Calvin pergunta ao menino, no último quadrinho, “Qual é a peça?”. 

A palavra “Qual” é um(a):

a) preposição acidental. 

b) artigo indefinido. 

c) pronome interrogativo. 

d) advérbio de dúvida. 

e) substantivo simples.


4. Nos trechos da tirinha “Mãe, consegui um papel na peça da escola!” e “Que beleza, Calvin.”, a vírgula é utilizada com base em qual regra gramatical? 

a) Para isolar elementos repetidos. 

b) Para isolar o vocativo, termo que serve para invocar, chamar ou nomear uma pessoa. 

c) Para separar, na datação de um escrito, o nome do lugar. 

d) Para separar, num período, as orações da mesma natureza que tenham certa extenso. 

e) Para indicar o término de uma oração declarativa.


5. Em relação à frase de Calvin, no terceiro quadrinho, “Meu personagem vai levar todo mundo às lágrimas no fim do segundo ato!”, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F).


Em seguida, marque a alternativa correta. 

( F ) O termo “levar” é classificado gramaticalmente como verbo e está no tempo passado (pretérito). 

( V ) A palavra “lágrimas” é um substantivo feminino e está no plural. 

( F ) “Meu” é uma preposição essencial. 

( V ) A palavra “segundo” é um numeral ordinal e equivale a um adjetivo na frase. 


a) V – V – V – V 

b) V – V – F – F 

c) F – V – V – V 

d) F – V – F – V 

e) F – F – F – F

domingo, 8 de junho de 2025

Música para Interpretação - Carta ao Tom 74. Toquinho.

Carta ao Tom 74 

1 Lembra que tempo feliz, ai, que saudade! 

2 Ipanema era só felicidade. 

3 Era como se o amor doesse em paz [...] 

4 Esse Rio de amor que se perdeu. 

5 Mesmo a tristeza da gente era mais bela. 

6 E além disso se via da janela um cantinho de céu e o 

7 Redentor. 

8 É, meu amigo, só resta uma certeza. 

9 É preciso acabar com essa tristeza. 

10 É preciso inventar de novo o amor.

(Toquinho)


1. Em relação à compreensão e interpretação do texto, é correto afirmar que:

a) o elemento “Rio” (linha 4) está em letra maiúscula pois se refere ao município do Rio de Janeiro, logo “Redentor” (linha 7) diz respeito ao famoso ponto turístico Cristo Redentor. 

b) depreende-se do trecho “Mesmo a tristeza da gente era mais bela” (linha 5) que antes, mesmo tristes, as pessoas eram mais bonitas. 

c) no trecho “um cantinho de céu e o redentor” (linha 7), o termo “redentor” refere-se a uma pessoa que redime os seus pecados. 

d) infere-se do texto que “Ipanema” (linha 2) é um bairro famoso de Salvador.


2. Manteria a correção gramatical e o sentido do texto a seguinte reescrita do trecho “É preciso inventar de novo o amor.” (linhas 9-10). 

a) É, amor, preciso de novo inventar. 

b) É preciso reinventar o amor. 

c) De novo, amor, é preciso inventar. 

d) É preciso, amor, de novo inventar.


3. A palavra “inventar” (linha 9) tem o mesmo sentido de: 

a) tramar. 

b) realizar. 

c) delirar. 

d) criar.


4. O emprego do acento agudo na palavra “céu” justifica-se pela mesma regra de acentuação gráfica da palavra: 

a) pública. 

b) próximo. 

c) véu. 

d) anergético.

 

5. No trecho "Lembra que tempo feliz, ai, que saudade!” (linha 1), 

a) o termo “lembra” sugere falta de memória. 

b) a palavra “saudade” expressa nostalgia. 

c) a interjeição "ai" expressa satisfação. 

d) o termo “tempo” expressa condições climáticas.


6. No trecho “Mesmo a tristeza da gente era mais bela” (linha 5), o sentido do texto seria mantido se o substantivo “tristeza” (linha 9) fosse substituído por: 

a) ansiedade. 

b) melancolia. 

c) esperança. 

d) animação. 


7. No trecho "É, meu amigo, só resta uma certeza " (linha 8), é correto afirmar que o uso das vírgulas: 

a) prorroga o discurso para acrescentar humor à situação. 

b) apresenta falta de conexão entre o narrador e o interlocutor. 

c) indica pausa na fala do narrador, enfatizando o vocativo "meu amigo". 

d) apresenta posse em “meu amigo” entre o narrador e o interlocutor.


8. No trecho "Lembra que tempo feliz, ai, que saudade!" (linha 1), o uso das vírgulas:

a) torna a leitura mais rápida e fluida. 

b) não é necessário para a estrutura da frase. 

c) é irrelevante para as emoções expressas na frase. 

d) dá ênfase às emoções “ai” e “que saudade!”.


9. Assinale a alternativa cuja palavra está empregada de acordo com a mesma regra ortográfica do substantivo “tristeza” (linha 5). 

a) framboeza. 

b) fortaleza. 

c) glorioza. 

d) doloroza.




sábado, 31 de maio de 2025

Interpretação de Quadrinho - Mafalda. Fundamental II

 Leia atentamente a tirinha a seguir da personagem Mafalda, de Quino.




1. Depreende-se do trecho “Mas por que eu tenho que fazer isso?” que Mafalda está com: 

a) indiferença. 

b) desobediência. 

c) curiosidade. 

d) dúvida.


2. Depreende-se do trecho “Porque eu estou mandando, e eu sou sua mãe” que a mãe de Mafalda está:

a) apresentando uma explicação. 

b) ignorando o questionamento. 

c) reforçando sua autoridade. 

d) mostrando preocupação.


3. O texto manterá o sentido original e a correção gramatical, caso se substitua: 

a) “nos” por nós. 

b) “tenho” por venho. 

c) ”mas” por mais. 

d) “diplomamos” por graduamos.


4. O principal ponto de vista expresso no diálogo é de:

a) hierarquia familiar. 

b) valor das conquistas compartilhadas. 

c) conflito entre autoridade e igualdade na relação mãe-filho. 

d) dificuldade de comunicação entre gerações diferentes. 


5. O termo “mandando” poderia ser substituído, sem a perda de sentido, por: 

a) ordenando. 

b) pedindo. 

c) questionando. 

d) declamando.


6. Os termos "MÃE!!", “FILHA!” e “NÃO FOI?” estão em caixa alta para:

a) expressar dúvida intensa. 

b) destacar a importância das palavras dentro do diálogo. 

c) indicar aumento na tensão entre as personagens. 

d) transição de temas diferentes no diálogo.


7. O antônimo do termo “mandando” é: 

a) obedecer. 

b) comandar. 

c) admirar. 

d) decretar.


8. O uso do termo “por que” no trecho "Por que eu tenho que fazer isso?” apresenta: 

a) motivo ou razão. 

b) condição ou hipótese. 

c) consequência ou resultado. 

d) comparação ou contraste.


9. O acento agudo na palavra “título” justifica-se por se tratar de uma: 

a) oxítona. 

b) paroxítona. 

c) proparoxítona. 

d) sílaba átona


10. Assinale a alternativa cuja palavra está de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica da palavra “título”. 

a) lírico. 

b) sábio. 

c) régua. 

d) juízo.



quinta-feira, 29 de maio de 2025

Música para Interpretação: A Dois Passos do Paraíso. Blitz.

A Dois Passos do Paraíso 

Longe de casa 

Há mais de uma semana 

Milhas e milhas distante 

Do meu amor

 

Será que ela está me esperando 

Eu fico aqui sonhando 

Voando alto, perto do céu 


Eu saio de noite andando sozinho 

Eu vou entrando em qualquer bar 

Eu faço meu caminho 

O rádio toca uma canção 

Que me faz lembrar você, eu 

Eu fico louco de emoção 

E já não sei o que vou fazer

 

Estou a dois passos do paraíso 

Não sei se vou voltar 

Estou a dois passos do paraíso 

Talvez eu fique, eu fique por lá 

Estou há dois passos do paraíso 

Não sei porque que eu fui dizer bye bye 

Bye bye, baby, bye bye


A Rádio Atividade leva até vocês 

Mais um programa da séria série 

Dedique uma canção a quem você ama

Eu tenho aqui em minhas mãos uma carta 

Uma carta d'uma ouvinte que nos escreve 


E assina com o singelo pseudônimo de 

Mariposa Apaixonada de Guadalupe

Ela nos conta que no dia que seria 

O dia do dia mais feliz de sua vida 

Arlindo Orlando, seu noivo

 

Um caminhoneiro conhecido da pequena 

E pacata cidade de Miracema do Norte 

Fugiu, desapareceu, escafedeu-se 

Oh! Arlindo Orlando, volte 

Onde quer que você se encontre

 

Volte para o seio de sua amada 

Ela espera ver aquele caminhão voltando 

De faróis baixos e para-choque duro 

Agora uma canção canta pra mim 

Eu não quero ver você triste assim


Estou a dois passos do paraíso 

E meu amor, vou te buscar 

Estou a dois passos do paraíso 

E nunca mais vou te deixar 

Estou a dois passos do paraíso 

Não sei porque eu fui dizer bye bye


1. A letra da canção da banda Blitz apresenta algumas particularidades em relação à sua linguagem em virtude de: 

a) Utiliza discurso indireto quando a personagem fala ao ser amado. 

b) Pela presença de palavras grafadas em discordância com a norma padrão, aproximando-a de um registro oral. 

c) Em toda a letra há, por uma questão de estilo, expressões que remetem à linguagem de um programa de tv. 

d) Percebe-se uma relação de intertextualidade quando a linguagem típica de canção é misturada com elementos de um programa de rádio. 

e) O sentimento idealizado pelo ser amado expresso em vários pontos da canção.


2. Se no trecho abaixo fosse trocado o pronome pessoal “Eu” por “Nós” quantas outras alterações seriam necessárias para efeitos de concordância? 

Eu saio de noite andando sozinho 

Eu vou entrando em qualquer bar 

Eu faço meu caminho 


Marque a alternativa CORRETA: 

a) 5 

b) 8 

c) 6 

d) 3 

e) 9 


3. A partícula “se” é um dos coringas da língua portuguesa, sendo usada em diferentes contextos e tendo diferentes classificações morfossintáticas. 

Assinale a alternativa em que esta partícula tenha a mesma classificação da frase abaixo: 


Não sei se vou voltar.” 

Alternativas: 

a) Pedro e Maria deram-se as mãos 

b) Você fez o que lhe pedi? Se fiz! 

c) Fale-me se estou certo ou errado.

d) Vendem-se filhotes de cachorro de raça. 

e) Se você não chegar cedo, teremos que improvisar um apresentador.


4. Na penúltima estrofe da canção há a presença de linguagem típica de um programa de rádio antigo. Isso se deve a várias razões, EXCETO: 

a) Linguagem caricata, repleta de gírias. 

b) Discurso direto, por meio de verbos no modo imperativo. 

c) Presença de trechos em primeira pessoa, o que dá mais intimidade com o fictício ouvinte. 

d) Linguagem extremamente rebuscada, característica comum à época. 

e) Trechos em que nitidamente se é dirigido a um interlocutor por meio da forma de tratamento “vocês”.


5. Assinale a alternativa em que a expressão destacada recebe a classificação sintática CORRETA entre parênteses: 

a) Eu saio de noite (objeto indireto). 

b) "Dedique uma canção a quem você ama" (oração subordinada substantiva objetiva indireta). 

c) Estou a dois passos do paraíso (Adjunto adnominal). 

d) E nunca mais vou te deixar (objeto indireto). 

e) Longe de casa (Complemento nominal).

 





quinta-feira, 22 de maio de 2025

Texto para interpretação - Que você se. Pedra Letícia


 Leia o trecho de uma canção. 


Que você se...

Tudo que você me fez eu lhe desejo em dobro 

Você vai pagar por tanto desaforo 

De lhe ver sorrir enquanto eu chorava em vão 


Eu quero que você se dane 

Que você se lasque 

Que você se engasgue 

Que você se engane 

Que você me chame pra que eu possa dizer não 


Eu quero que seu carro quebre 

Que seu peito caia

Que a chuva estrague seu dia de praia 

Que um prego rasgue a sua minissaia 

Que seu novo amor no final lhe traia 

Que você tropece 

Que você trupique 

Que se estrumbique e dê o seu chilique 

Que você comece, depois perca o pique 

Que alguém copie o seu vestido chique 

[...] 

(Pedra Letícia) 


1. Qual é o modo verbal que estrutura a segunda e a terceira estrofes desse trecho? 

a) Indicativo. 

b) Imperativo. 

c) Subjuntivo. 

d) Particípio. 


2. ´´Eu quero que você se dane´´...´´Eu quero que seu carro quebre´´. Observe a palavra destacada e responda corretamente a função do QUE.

a) Pronome relativo.

b) Pronome interrogativo.

c) Conjunção integrante.

d) Conjunção coordenativa explicativa.



terça-feira, 20 de maio de 2025

Tirinhas para Interpretação - Fundamental II

 



1. Assinale o item correto a respeito da análise linguística do texto:

a) Assim como “mocreia” as palavras “plateia, ideia e voo” também perderam o acento depois do novo acordo ortográfico; 

b) “Edibar, você está no meu lugar. A vírgula foi usada para isolar um aposto; 

c) Acento a que a mulher se refere é escrito com c. “Ela escolheu o melhor acento do avião”; 

d)“Você sabe que eu sento aí toda manhã” A oração destacada é adverbial temporal.




2. No texto acima observamos que há diferentes interpretações para a palavra “vendo”. O equívoco e o humor gerados na tirinha são ocasionados pelo fato de:

a) os verbos “ver” e “vender” possuírem a mesma conjugação no presente e na primeira pessoa do modo subjuntivo. 

b) tanto o verbo “ver” quanto o verbo “vender” serem classificados como regulares, não apresentando alterações no radical e nas terminações. 

c) o verbo “ver”, quando no gerúndio, ter a mesma grafia do verbo “vender” quando conjugado na primeira pessoa do presente do indicativo. 

d) os verbos “ver” e “vender” serem classificados como irregulares, tendo como coincidência a mesma conjugação no presente do indicativo.



3. Tendo como base a noção de variedades linguísticas, a tirinha de Armandinho representa:

a) um modelo de comunicação que é usado apenas por crianças em fase de alfabetização que ainda não conhecem o padrão oficial da língua. 

b) um exemplo de variação linguística regional, evidenciando que um mesmo objeto pode receber diversas nomenclaturas. 

c) uma crítica social ao modo de expressar a mesma ideia sob diferentes nomenclaturas, pois tal fato ocasiona pouca eficiência comunicativa. 

d) uma crítica ao sistema linguístico brasileiro, que não possui uniformização no processo de comunicação, tal como ocorre em países desenvolvidos.




4. Considerando a tirinha acima e a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 

(V) A possibilidade de existir um espião na tripulação é confirmada pelo texto não verbal da tira. 

(F) A palavra “Psst”, no primeiro quadrinho, é um advérbio de negação. 

(V) No trecho “sobre nosso ataque a Inglaterra” a palavra destacada deveria, obrigatoriamente, receber o acento grave, indicativo de crase. 

(F) A expressão “Por que”, no primeiro quadrinho”, deveria receber acento circunflexo, sendo reescrita como “Por quê”. 

(V) A oração “que o rei tenha implantando um espião entre nós!!” é uma Oração Subordinada Substantiva Subjetiva. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

a) F, F, V, F, V. 

b) V, V, F, V, F. 

c) V, F, V, F, V. 

d) V, V, F, F, F.







segunda-feira, 19 de maio de 2025

Quadrinhos para Interpretação. Fundamental II




1. O título da história em quadrinhos tem por objetivo:

a) solicitar uma tarefa. 

b) anunciar um produto. 

c) desfazer um mexerico. 

d) refletir sobre uma situação.


2. O menino do texto:
 
a) reconhece ser um dos melhores alunos da sua escola. 

b) discorda o tempo todo do ponto de vista de Dona Anésia. 

c) conversa com sua avó, uma senhora sem papas na língua. 

d) grita de felicidade por não ser “o queridinho das professoras”. 


3. No final da história em quadrinhos, é correto entender que Dona Anésia se comportou como uma pessoa:

a) fútil.

b) falsa. 

c) frágil. 

d) franca.


4. Assinale a alternativa que demonstra qual a ação que foi desencadeada pela hora de jantar. 

a) Confirmar a afirmativa de Snoopy. 

b) Substituir a afirmativa de Snoopy. 

c) Contradizer a afirmativa de Snoopy. 

d) Destacar a afirmativa de Snoopy. 



5. Qual a figura de linguagem empregada na história em quadrinhos acima? 

a) Onomatopeia. 

b) Prosopopeia. 

c) Metáfora. 

d) Personificação. 





Atividade com Propaganda. Fundamental I



1. Na propaganda, a imagem e o texto escrito pretendem:

a) comunicar casos de violência contra pessoas com mais de 60 anos. 

b) convencer quem chegou à terceira idade que é natural envelhecer. 

c) mostrar que relacionamentos amorosos acontecem entre idosos. 

d) orientar o público mais jovem sobre como lidar com o envelhecimento. 


2. Na mensagem expressa na propaganda, a função do trecho “pois um dia você também será um...” é a de: 

a) fazer uma pergunta. 

b) dar uma explicação. 

c) contrapor dois assuntos. 

d) comparar duas ideias.


3. Na propaganda, o tempo verbal faz referência a fatos que:

a) ainda irão acontecer. 

b) aconteceram há muito tempo. 

c) aconteceram recentemente. 

d) já estão acontecendo. 

 

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Texto Curto para Interpretação - O Curupira. Fundamental II

 O Guardião da Floresta 


No silêncio da mata, surge uma criatura lendária: o Curupira. Com os pés virados para trás, ele engana caçadores e protege os animais. Pequeno e ágil, possui cabelos vermelhos e um sorriso travesso. Domina a floresta e seus mistérios, atraindo os incautos para o fundo da mata com sua flauta mágica. 

Quem ousa desrespeitar a natureza sente sua ira. 

O Curupira é a lenda viva da proteção da floresta, um guardião que garante o equilíbrio da natureza.


1. Sobre o tema central do texto "O Guardião da Floresta" e a principal característica do Curupira que o auxilia em sua missão, assinale a alternativa CORRETA. 

a) A lenda do Boitatá e seus olhos de fogo. 

b) A proteção da floresta e os pés virados para trás do Curupira. 

c) A destruição da natureza e a flauta mágica do Curupira. 

d) O desrespeito aos animais e o sorriso travesso do Curupira. 

e) A magia da floresta e os cabelos vermelhos do Curupira.


2. Com base no texto "O Guardião da Floresta", analise as assertivas abaixo e em seguida aponte a alternativa CORRETA. 

I. O Curupira é uma criatura lendária que protege a floresta. 

II. Ele usa sua flauta mágica para atrair caçadores para o fundo da mata. 

III. Os cabelos vermelhos e o sorriso travesso são características marcantes do Curupira. 

IV. O Curupira castiga aqueles que desrespeitam a natureza, causando-lhes doenças incuráveis.


a) Apenas as assertivas I e III estão corretas. 

b) Apenas as assertivas II e IV estão corretas. 

c) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 

d) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. 

e) Todas as assertivas estão corretas.


3. De acordo com o texto "O Guardião da Floresta", é CORRETO afirmar que o título se relaciona com o conteúdo apresentado na alternativa. 

a) Descrever a beleza exuberante da floresta e seus mistérios. 

b) Enfatizar o perigo dos caçadores para o equilíbrio da natureza. 

c) Destacar a importância da flauta mágica para a sobrevivência do Curupira. 

d) Apresentar o Curupira como protetor dos animais e da mata. 

e) Narrar a história da origem da lenda do Curupira.


4. Sobre a diversidade de gêneros textuais, é CORRETO afirmar que a principal característica que encontramos nesse texto sobre o Curupira é: 

a) Narrativo, porque conta a história do Curupira. 

b) Descritivo, por descrever detalhadamente cada parte do corpo do Curupira. 

c) Informativo, porque dá informações sobre a floresta. 

d) Instrucional, porque ensina como proteger os animais. 

e) Poético, porque usa linguagem figurada e rimas.


quinta-feira, 15 de maio de 2025

Atividade com Gênero Textual: Cartaz - Ensino Médio

 


1. Assinale a alternativa que NÃO condiz com o gênero textual apresentado. 

a) O uso de linguagem verbal e não verbal. 

b) A função de linguagem conativa é comum a esse gênero. 

c) O uso predominante da 1ª pessoa do singular na construção do texto. 

d) O objetivo do gênero textual é persuadir/convencer o seu leitor. 

e) O uso de verbos na forma imperativa. 


2. De acordo com os conceitos de frase, oração e período, o trecho “Nesse carnaval proteja a infância e a adolescência da violência sexual” é considerado um(a): 

a) Período composto por duas orações. 

b) Frase nominal. 

c) Frase, pois possui sentido incompleto. 

d) Período simples, formado por uma frase nominal e duas orações. 

e) Oração absoluta. 


3. “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” Analise as palavras destacadas no trecho e assinale a alternativa CORRETA. 

a) Os verbos “pule”, brinque” e “cuide” são intransitivos. 

b) Os verbos “pule”, “brinque” e “cuide” estão flexionados no modo subjuntivo afirmativo. 

c) “pule”, brinque e “cuide” são da segunda conjugação verbal, pois terminam na vogal “e”. 

d) “Pule”, brinque e “cuide” são verbos irregulares. 

e) Os verbos “pule”, brinque” e “cuide” são transitivos, pois têm sentido completo. 


4. “Procure o conselho tutelar, delegacia ou disque 100.”

O termo destacado exerce a função de: 

a) Sujeito simples. 

b) Objeto direto. 

c) Complemento nominal. 

d) Adjunto adverbial de autoridade. 

e) Vocativo.


Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.

  JOSÉ E agora, José?  A festa acabou,  a luz apagou,  o povo sumiu,  a noite esfriou,  e agora, José?  e agora, você?  você que é sem nome,...