quarta-feira, 25 de junho de 2025

Interpretação de Quadrinho. Ensino médio.

 



1. O texto compara o trabalho docente ao processo de criação de cerâmica e cultivo de flores. Qual é a principal mensagem transmitida por esta comparação? 

a) Ensinar é uma atividade simples, sem grandes desafios. 

b) O trabalho do professor é mecânico e pouco criativo, como o de um artesão. 

c) O trabalho de um professor é rápido, semelhante ao plantio e colheita. 

d) O trabalho docente exige paciência e dedicação, mas resulta em conquistas significativas.

e) A docência é um trabalho que sempre resulta em recompensas financeiras. 


2. No último quadro do texto, o que simboliza o vaso de flores ao lado da aluna formada? 

a) O esforço do aluno em se formar sem a influência dos professores. 

b) A recompensa financeira que os alunos proporcionam aos professores. 

c) O florescimento do aprendizado e o sucesso alcançado pelo trabalho do professor. 

d) Um presente físico dado aos professores por seus alunos. 

e) O reconhecimento público do professor como o único responsável pelo sucesso dos alunos. 


3. Sobre os elementos da textualidade, qual recurso textual mais contribuiu para a coerência no texto? 

a) A falta de relação entre os quadros e o texto. 

b) A utilização de frases desconexas que não se relacionam entre si. 

c) A repetição constante das mesmas ideias, sem variação temática. 

d) A progressão temática que conecta o trabalho do professor às etapas de formação dos alunos. 

e) A ausência de conexão entre o trabalho do professor e o resultado final.


4. Qual elemento da textualidade é preponderante a partir do uso das metáforas no texto? 

a) Coesão, ao repetir termos de forma literal. 

b) Intencionalidade, ao relacionar a docência ao trabalho artesanal e agrícola. 

c) Informatividade, ao trazer informações concretas sobre agricultura. 

d) Aceitabilidade, ao omitir elementos do processo de ensino. 

e) Situacionalidade, ao desconsiderar o contexto escolar. 


5. No trecho “Agora, é ensinar o processo de germinação...”, a palavra “germinação” é formada por: 

a) Formação por hibridismo, combinando elementos de línguas diferentes. 

b) Composição por aglutinação, com a fusão de duas palavras. 

c) Derivação prefixal, com o acréscimo do prefixo “germ-”. 

d) Formação por justaposição, com a junção de termos sem alteração. 

e) Derivação sufixal, com o acréscimo do sufixo “-ção” ao radical “germin-”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.

  JOSÉ E agora, José?  A festa acabou,  a luz apagou,  o povo sumiu,  a noite esfriou,  e agora, José?  e agora, você?  você que é sem nome,...