a) Ensinar é uma atividade simples, sem grandes desafios.
b) O trabalho do professor é mecânico e pouco criativo, como o de um artesão.
c) O trabalho de um professor é rápido, semelhante ao plantio e colheita.
d) O trabalho docente exige paciência e dedicação, mas resulta em conquistas significativas.
e) A docência é um trabalho que sempre resulta em recompensas financeiras.
2. No último quadro do texto, o que simboliza o vaso de flores ao lado da aluna formada?
a) O esforço do aluno em se formar sem a influência dos professores.
b) A recompensa financeira que os alunos proporcionam aos professores.
c) O florescimento do aprendizado e o sucesso alcançado pelo trabalho do professor.
d) Um presente físico dado aos professores por seus alunos.
e) O reconhecimento público do professor como o único responsável pelo sucesso dos alunos.
3. Sobre os elementos da textualidade, qual recurso textual mais contribuiu para a coerência no texto?
a) A falta de relação entre os quadros e o texto.
b) A utilização de frases desconexas que não se relacionam entre si.
c) A repetição constante das mesmas ideias, sem variação temática.
d) A progressão temática que conecta o trabalho do professor às etapas de formação dos alunos.
e) A ausência de conexão entre o trabalho do professor e o resultado final.
4. Qual elemento da textualidade é preponderante a partir do uso das metáforas no texto?
a) Coesão, ao repetir termos de forma literal.
b) Intencionalidade, ao relacionar a docência ao trabalho artesanal e agrícola.
c) Informatividade, ao trazer informações concretas sobre agricultura.
d) Aceitabilidade, ao omitir elementos do processo de ensino.
e) Situacionalidade, ao desconsiderar o contexto escolar.
5. No trecho “Agora, é ensinar o processo de germinação...”, a palavra “germinação” é formada por:
a) Formação por hibridismo, combinando elementos de línguas diferentes.
b) Composição por aglutinação, com a fusão de duas palavras.
c) Derivação prefixal, com o acréscimo do prefixo “germ-”.
d) Formação por justaposição, com a junção de termos sem alteração.
e) Derivação sufixal, com o acréscimo do sufixo “-ção” ao radical “germin-”.
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