expr:content='data:blog.isMobile ? "width=device-width,initial-scale=1.0,minimum-scale=1.0,maximum-scale=1.0" : "width=1100"' name='viewport'/> Casa das Letras: Texto para Interpretação: Flores na Varanda

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Texto para Interpretação: Flores na Varanda

 Flores na varanda


Quem dobrasse à esquerda encontraria logo o portão. Abrindo-o, estaria no jardim – modesto jardim, onde outrora houvera uma roseira que morreu de solidão. Do jardim saía a alameda de samambaias que daria acesso à varanda. 

Em dias de domingo – que os havia plenos de luz e de azul – já a meio caminho, entre as samambaias, um ouvido mais familiarizado conosco, os de lá, poderia distinguir facilmente os risos da gente. Ríamos muito, naquele tempo. 

Da varanda, que dizer? Algumas cadeiras de vime, a mesinha que tinha um pé mais curto que os outros e dois jarrões, um em cada canto, cujas plantas (nunca lhes soubemos o nome) davam umas florzinhas amarelas e cheirosas no mês de abril, para contrariar o outono.

A entrada era uma apenas, pela direita, subindo-se a escada de mármore de três degraus. O resto da varanda era rodeado pelo patamar onde havia, no centro, uma jardineira. 

Depois que o último de nós ficou mais crescido e menos travesso, ali floriram gerânios.

[...] 

(Fonte: PORTO)


1. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o texto 

a) (  ) Predomina no trecho a tipologia descritiva, com a apresentação de detalhes de uma parte de uma antiga residência. 

b) (  ) Apesar de ser um trecho descritivo, nota-se a presença de um narrador em primeira pessoa que demonstra ter uma relação afetiva com o espaço retratado. 

c) (  ) A sequência descritiva leva o leitor do lado externo para o interno da propriedade, mas não apresenta nenhum detalhe do interior da residência. 

d) (  ) O texto está carregado de um profundo sentimento de tristeza, o que pode ser observado pelo uso de adjetivos como “modesto” (em “modesto jardim”) e “cheirosas” (em “florzinhas amarelas e cheirosas”). 


2. No primeiro parágrafo, há duas ocorrências de crase. Leia o que se afirma abaixo e depois marque a alternativa correta: 

I – Na primeira ocorrência, o verbo dobrar “exige” a preposição A e a palavra “esquerda” é feminina, por isso ocorre a crase. 

II – Na segunda ocorrência, o substantivo “acesso” deve ser seguido da preposição A e a palavra “varanda” é termo feminino que aceita o artigo definido feminino. 

III – Nos dois casos, trata-se de uso facultativo da crase. 


a) ( ) Todas as afirmações são corretas. 

b) ( ) Apenas I está correta. 

c) ( ) Apenas II está correta. 

d) ( ) Apenas III está correta. 


3. Em relação às palavras acentuadas do texto 1, leia as assertivas abaixo e depois marque a alternativa correta: 

I – “Já” e “lá” são acentuadas pela mesma regra: monossílabos tônicos terminados em A devem ser acentuados. 

II – A mesma regra que explica a acentuação de “mês” explica a acentuação de “três”. 

III – A palavra “mármore” é acentuada por ser proparoxítona, mesmo caso da palavra “ríamos”. 

IV – A palavra “saía” é acentuada para diferenciar-se da palavra “saia”, constituindo-se um caso de acento diferencial, o que também ocorre nas formas verbais “pode” e “pôde”. 3 

a) (  ) Apenas I, II e III estão corretas. 

b) (  ) Apenas I, II e IV estão corretas. 

c) (  ) Apenas III e IV estão corretas. 

d) (  ) Apenas I e III estão corretas. 


4. Sobre o trecho “[...]dois jarrões, um em cada canto, cujas plantas (nunca lhes soubemos o nome) davam umas florzinhas amarelas […]”, assinale a alternativa correta: 

a) (  ) Os parênteses são usados no trecho para destacar uma informação essencial. 

b) (  ) O pronome “cujas” estabelece relação de posse entre dois substantivos, um elemento possuidor e outro possuído. Neste caso, a relação de posse se estabelece entre “jarrões” e “plantas”. 

c) (  ) O pronome “cujas” também pode ser grafado como “cuja as”, de acordo com a norma culta. 

d) (  ) O pronome “lhes”, dentro dos parênteses, substitui um objeto indireto, significando “para elas”.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Texto para Interpretação: Flores na Varanda

 Flores na varanda Quem dobrasse à esquerda encontraria logo o portão. Abrindo-o, estaria no jardim – modesto jardim, onde outrora houvera u...