A cigarra e as formigas
Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra: “Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.”
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram: “Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?” “Para falar a verdade, não tive tempo”, respondeu a cigarra.
“Passei o verão cantando!” “Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando”, disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada....
1. Em que trecho do texto podemos identificar uma opinião?
a) “Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando”.
b) “Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados.”
c) “As formigas pararam de trabalhar ...”.
d) “ e voltaram para o trabalho dando risada...”.
A TARTRUGA E A LEBRE
Leia a fábula abaixo
Uma tartaruga e uma lebre discutiam sobre qual era a mais rápida. E, então, marcaram um dia e um lugar e se separaram. Ora, a lebre, confiando em sua rapidez natural, não se apressou em correr, deitou-se no caminho e dormiu. Mas a tartaruga, consciente de sua lentidão, não parou de correr e, assim, ultrapassou a lebre que dormia e chegou ao fim, obtendo a vitória.
2. Qual foi o motivo que gerou a discussão entre a tartaruga e a lebre?
a) A vitória da lebre.
b) A premiação para o melhor corredor.
c) A disputa para saber quem era a mais rápida.
d) Porque a lebre deitou e dormiu no caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário