
O dia em que todo dia era bom
Delicioso gosto e o bom gosto das nuvens serem feitas de algodão
Dava pra ser herói no mesmo dia em que escolhia ser vilão
E acabava tudo em lanche
Um banho quente e talvez um arranhão”
(Kell Smith)
1. Assinale a alternativa que apresenta o tempo correto dos verbos destacados no texto.
a) Pretérito Imperfeito.
b) Futuro do Pretérito.
c) Pretérito Perfeito.
d) Pretérito mais que Perfeito.
2. Observe: “Delicioso gosto e o bom gosto das nuvens serem feitas de algodão”.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a classificação das palavras destacadas.
a) interjeição, preposição, adjetivo, conjunção.
b) preposição, conjunção, verbo, interjeição.
c) conjunção, artigo, substantivo, preposição.
d) artigo, conjunção, advérbio, verbo.
“Dá pra viver
Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau
É só não permitir que a maldade do mundo
Te pareça normal
Pra não perder a magia de acreditar
Na felicidade real
E entender que ela mora no caminho
E não no final”
(Kell Smith)
3. De acordo com o texto, analise as afirmativas abaixo.
I. Descobrir que o mundo ficou ruim é triste e torna quimérica a possibilidade de viver nele.
II. A felicidade verdadeira está no dia a dia; é vivida na trajetória que é construída dia após dia.
III. Não devemos permitir que a maldade do mundo nos pareça anômala e lesiva.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas a afirmativa II está correta.
4. Observe: “É só não permitir que a maldade do mundo te pareça normal”.
De acordo com as regras de Sintaxe da Oração e Período, assinale a alternativa correta.
a) No enunciado, há a presença de oração subordinada adversativa.
b) No enunciado, há a presença de oração subordinada substantiva objetiva direta.
c) No enunciado, há a presença de oração coordenada completiva nominal.
d) No enunciado, há a presença de oração coordenada adverbial causal.
O preço do feijão
não cabe no poema.
O preço do arroz
não cabe no poema.
Não cabem no poema o gás
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão.
O funcionário público não cabe no poema
com seu salário de fome
sua vida fechada
em arquivos.
Como não cabe no poema
o operário
que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras
– porque o poema, senhores,
está fechado: “não há vagas”
Só cabe no poema
o homem sem estômago
a mulher de nuvens
a fruta sem preço
O poema, senhores,
não fede
nem cheira.
(Ferreira Gullar)
5. O eu lírico presente no poema denuncia:
a) A poesia sem função política.
b) A crise econômica.
c) A falta de empregos.
d) As más condições de trabalho.
6. A expressão “Dia de aço e carvão” contém:
a) Um sentido denotativo.
b) Um sentido pejorativo.
c) Um sentido conotativo.
d) Um sentido negativo.
7. Quando o eu lírico anuncia que “não há vagas” sua intenção é a de:
a) Dizer que não é preciso abordar questões políticas nos poemas.
b) Dizer que os temas poéticos são mais importantes do que os reais, do cotidiano.
c) Dizer que o poema reflete o desemprego da população.
d) Dizer que nos poemas não há espaço para esse tipo de problema social
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