terça-feira, 6 de maio de 2025

Texto Curto para Interpretação - Fundamental II



Aula de matemática 

A professora pergunta pro Joãozinho: 

- Joãozinho, se eu lhe der dois gatos, mais dois gatos, mais dois gatos, quantos gatos você terá? 

- Sete. 

- Acho que o Joãozinho não entendeu a pergunta. Eu lhe dou dois gatos, mais dois gatos, mais dois gatos. Com quantos gatos você fica? 

- Sete, professora. 

- Vamos mudar a pergunta. Eu lhe dou duas laranjas, mais duas laranjas, mais duas laranjas. Com quantas laranjas você fica? 

- Seis.

- Muito bem, Joãozinho! Agora vamos voltar ao exemplo dos gatos. Dois gatos, mais dois gatos, mais dois gatos: com quantos gatos você fica? 

- Sete. 

- Mas por que sete, Joãozinho? 
- Porque eu já tenho um gato em casa. 

1.  Assinale a alternativa que gera humor no texto. 

a) A falta de interesse que Joãozinho tem na aula de matemática. 

b) A pergunta que a professora fez ao Joãozinho. 

c) O fato de Joãozinho não saber fazer conta. 

d) O motivo pelo qual Joãozinho respondeu à pergunta.




Lanchonete 

Na lanchonete, a garota na outra mesa sorri. 
O rapaz na mesa em frente sorri também. 
Dois jovens encantadores! 
Um momento lindo? 

Não sorriem um para o outro. 
Sorriem olhando para seus celulares. 

Sorriem para quem está a quilômetros de distância, 
e sequer imaginam a felicidade que poderia ser 
se sorrissem um para o outro ...


2. De acordo com o texto, é correto afirmar que a garota e o rapaz: 

a) se conhecem. 
b) estão brigados. 
c) são ex-namorados. 
d) estão em uma lanchonete. 

3. De acordo com o texto, é correto afirmar que a garota e o rapaz estão:

a) sorrindo. 
b) tristes. 
c) chorando. 
d) comendo. 

4. Analise o trecho abaixo. 

Sorriem’ olhando para seus celulares”. 
É correto afirmar que o verbo “sorriem” está no:

a) infinitivo. 
b) presente. 
c) passado. 
d) futuro.

5. Assinale a alternativa que apresenta uma frase interrogativa. 

a) Na lanchonete, a garota na outra mesa sorri. 
b) Dois jovens encantadores! 
c) Um momento lindo? 
d) Se sorrissem um para o outro ...

sábado, 3 de maio de 2025

Texto Curto para Interpretação - Ensino Médio

 


1. Com o intuito de convencer o público sobre a relevância de sua temática, a peça publicitária:

a) sugere que a doação de órgãos é um dever das pessoas. 

b) aborda a importância de doar órgãos nos primeiros meses de vida. 

c) apela para o destaque do impacto positivo causado pelo ato de doar órgãos. 

d) mostra a necessidade de pedir permissão à família para a doação de órgãos.


Leia os trechos abaixo:


I .“Se você gritasse 

Se você gemesse, 

 Se você tocasse 

 A valsa vienense..” (Carlos Drummond de Andrade) 


II. “Eu possa me dizer do amor (que tive) 

 Que não seja imortal, posto que é chama 

 Mas que seja infinito enquanto dure.” (Vinícius de Moraes) 


III. “Meu pensamento é um rio subterrâneo.” (Fernando Pessoa) 


IV.“A lua me traiu 

 Acreditei que era pra valer 

 A Lua me traiu! 

 Fiquei sozinha e louca por você.”  (Banda Calypso) 


V. “Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir 

 E pelas moscas-bicheiras a nos beijar e cobrir 

 E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir 

 Deus lhe pague.” (Chico Buarque)


2. Nos trechos, encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: 

a) anáfora, metáfora, catacrese, metonímia, gradação. 

b) hipérbato, anáfora, antítese, anacoluto, pleonasmo. 

c) anáfora, antítese, metáfora, prosopopeia, eufemismo. 

d) antítese, apóstrofe, hipérbole, prosopopeia, eufemismo.


Leia: 

As rosas não falam 


Bate outra vez com esperanças o meu coração 

Pois já vai terminando o verão, enfim 

Volto ao jardim na certeza de que devo chorar 

Pois bem sei que não queres voltar para mim 

Queixo-me às rosas mas que bobagem as rosas não falam 

Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti, ai 

Devias vir para ver os meus olhos tristonhos 

E, quem sabe, sonhar os meus sonhos, por fim 

 (CARTOLA. Fagner – dez anos)


3. As orações destacadas classificam-se, respectivamente, como: 

a) oração subordinada substantiva objetiva indireta, oração coordenada sindética adversativa, oração subordinada adjetiva explicativa. 

b) oração subordinada substantiva completiva nominal, oração coordenada sindética adversativa, oração subordinada adjetiva restritiva. 

c) oração subordinada adverbial temporal, oração subordinada adverbial concessiva, oração coordenada sindética explicativa. 

d) oração subordinada adverbial final, oração subordinada adverbial concessiva, oração subordinada adjetiva restritiva.


 Leia o texto: 


Veterinária faz próteses de resina para bichos acidentados em SP 

Eles são resgatados em estado crítico. Mutilados, chegam à clínica muitas vezes sem patas ou sem parte do bico. Pelas mãos da veterinária paulistana, mamíferos e aves ganham uma nova chance de sobreviver e voltar à natureza. 

Há um ano, a especialista em ortopedia animal reabilita bichos acidentados na região de Barretos (a 423 km de São Paulo) com próteses de resina plástica feitas à mão. 


4. No trecho destacado no segundo parágrafo do texto, a função da vírgula é:

a) isolar um adjunto adverbial deslocado. 

b) delimitar o sujeito da oração principal. 

c) separar um adjunto adnominal deslocado. 

d) distinguir o complemento da oração principal.


Brasileiros ainda não sabem para que serve o 5G, indica pesquisa 

[...] Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de mercado IDC Brasil, a maioria da população conhece o termo, porém ainda não entende como o 5G vai influenciar seus hábitos de consumo. [...]


5. No título do texto, o verbo “serve” é flexionado no singular porque concorda com o termo: 

a) pesquisa. 

b) para que. 

c) indica. 

d) o 5G. 

 

6. Nos trechos “Segundo uma pesquisa...”, “porém ainda não entende”, os termos sublinhados são, respectivamente, 

a) conjunção subordinativa conformativa e conjunção subordinativa concessiva. 

b) conjunção coordenativa conformativa e conjunção subordinativa adversativa. 

c) conjunção subordinativa conformativa e conjunção coordenativa adversativa. 

d) conjunção subordinativa comparativa e conjunção subordinativa concessiva.


Uma massa de ar seco se forma no interior do país, ganha uma grande dimensão e impede que frentes frias avancem. No entanto, com o tempo praticamente sem nuvens e sem chuvas, a umidade do ar fica muito baixa. 


7. O operador discursivo “no entanto”, expresso no fragmento da reportagem, poderia ser substituído, sem alterar o sentido por:

a) todavia. 

b) embora. 

c) conquanto. 

d) por conseguinte. 

domingo, 27 de abril de 2025

Interpretação de Quadrinhos - Haroldo e Calvin. Fundamental II

 


1. Com a leitura da charge, pode-se concluir que:

a) Calvin não pode compreender matemática por não ter fé. 

b) Calvin não compreende a resolução dos cálculos matemáticos. 

c) Para Calvin, a matemática só funciona para ateus. 

d) Haroldo não concorda com a opinião de Calvin. 

e) Calvin e Haroldo têm crenças que não permitem entender a matemática. 


2. Em “Essas equações todas são como milagres”, no segundo quadrinho da charge, ocorre uma figura de linguagem de: 

a) metonímia. 

b) metáfora. 

c) comparação. 

d) elipse. 

e) sinestesia.


3. No terceiro quadrinho da charge, a palavra “portanto” introduz uma: 

a) conclusão. 

b) adição. 

c) condição. 

d) concessão. 

e) oposição.


4. O advérbio “magicamente”, que ocorre no segundo quadrinho da charge, exprime uma circunstância de: 

a) lugar. 

b) tempo. 

c) possibilidade. 

d) modo. 

e) restrição.


5.  As palavras “ninguém” e “isso”, que ocorrem no trecho “Ninguém sabe dizer como isso acontece”, no segundo quadrinho, pertencem a classe gramatical: 

a) advérbio. 

b) artigo. 

c) adjetivo. 

d) substantivo. 

e) pronome.

 

6. Em “Este livro é todo cheio de coisas que têm que ser aceitas pela fé!”, no terceiro quadrinho, o particípio “aceitas” concorda em gênero e número com: 

a) “este”. 

b) “livro”. 

c) “coisas”. 

d) “têm”. 

e) “fé”.


7. A forma como se apresenta o verbo “chamar”, no último quadrinho – “Chame um advogado.” –, corresponde ao: 

a) indicativo. 

b) subjuntivo. 

c) infinitivo. 

d) gerúndio. 

e) imperativo.


 

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Texto para Interpretação. Fragmento - O Cortiço. Aluísio de Azevedo

 O Cortiço 

“Estalagem de São Romão. Alugam-se casinhas e tinas para lavadeiras”. 

As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia; tudo pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis; sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar. [...] 

E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das claras barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar. E os gotejantes jiraus, cobertos de roupa molhada, cintilavam ao sol, que nem lagos de metal branco. 

E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.

(Aluísio Azevedo)


1. De acordo com o excerto: 

1. O narrador mantém certo distanciamento diante da cena apresentada o que lhe permite uma postura racional e objetiva em relação aos fatos expostos. 

2. O narrador faz uma descrição subjetiva para apresentar o ambiente físico. 

3. Por se tratar de uma obra Naturalista, é possível detectar no fragmento um paralelo entre o cortiço e a vida animal. 


a) 1, 2 e 3 estão corretas. 

b) Somente 1 e 2 estão corretas. 

c) Somente 2 e 3 estão corretas. 

d) Somente 1 e 3 estão corretas. 


2. No texto há uma indicação de crescimento absurdo do cortiço que pode ser percebido através dos verbos, EXCETO: 

a) Esfervilhar. 

b) Minhocar. 

c) Parecia. 

d) Brotar.


3. “...e o revérbero das claras barracas de algodão cru,...” A palavra em destaque tem como sinônimo: 

a) Reflexo de luz.

b) Sombra. 

c) Balançar. 

d) Instabilidade. 


4. O fragmento inicia com um anúncio: “Estalagem de São Romão. Alugam-se casinhas e tinas para lavadeiras.” Identifique a assertiva em que NÃO há erro de concordância verbal: 

a) Necessitam-se de profissionais competentes. 

b) Vende-se a fazenda e compram-se dois terrenos. 

c) Aluga-se carros usados. 

d) Precisam-se de operários. 


5. O cortiço, de 1881, a obra-prima do Naturalismo brasileiro, foi escrito por: 

a) Machado de Assis. 

b) José de Alencar. 

c) Aluísio Azevedo. 

d) Guimarães Rosa.


6. O emprego da crase, nas sentenças abaixo, é obrigatório somente em: 

a) À medida que adentrávamos na mata a escuridão aumentava. 

b) Escrevi a carta à Paula. 

c) Peça desculpas à sua irmã. 

d) O vereador levou a discussão até às últimas consequências.


7.  Qual das orações a seguir NÃO sublinha um complemento nominal: 

a) O vereador votou contrariamente aos interesses populares. 

b) Maria tem orgulho do irmão.

c) Nossos alunos têm profundo respeito à arte. 

d) A professora é estimada de todos.


8. Na frase: “Entregou a carta a mim.”, os termos sublinhados são, respectivamente: 

a) Verbo transitivo direto – Objeto direto. 

b) Verbo transitivo indireto – Objeto indireto. 

c) Verbo transitivo direto e indireto – Objeto indireto. 

d) Verbo transitivo direto e indireto – Objeto direto.


9. Identifique a alternativa na qual a vírgula é optativa: 

a) Roberto só pensava em uma coisa, que não perderia. 

b) Escutava coisas estranhas deste casarão, quando eu era menina. 

c) Se tudo der certo, retornarei para o carnaval. 

d) Essas notícias, conforme informamos no jornal passado, são verdadeiras.


10. “Paulo já havia encontrado os relatórios perdidos no escritório.” Reescrevendo a frase anterior na voz passiva teremos: 

a) Os relatórios perdidos no escritório já haviam sido encontrados por Paulo. 

b) Paulo já encontrou os relatórios que havia perdido no escritório. 

c) Os relatórios que Paulo perdeu no escritório já foram encontrados. 

d) Paulo, que havia perdido os relatórios no escritório, já os encontrou.

domingo, 20 de abril de 2025

Texto para Interpretação - Fragmento. Senhora - José de Alencar

 Senhora 

Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. 

Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões. 

Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa. 

Duas opulências que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante. 

Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor? 

(Fragmento, José de Alencar) 


1. De acordo com o texto, Aurélia Camargo:

a) era rica e formosa. 

b) foi proclamada a princesa dos salões. 

c) brilhou como uma estrela cadente.

d) era a musa dos cantores e atores. 

e) era bonita e simpática. 


2. Sobre o texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

( F ) Informa sobre a boemia dos poetas. 

( F ) Fala dos defeitos de Aurélia Camargo. 

( V ) Comunica que Aurélia Camargo tornou-se a deusa dos bailes. 

A sequência está correta em: 

a) V, F, V 

b) F, V, F 

c) V, V, V 

d) F, F, V 

e) V, V, F 


3. A palavra “formosa” apresenta como significado correto. 

a) penetrante, profunda. 

b) bela, bonita. 

c) verdadeira, sincera. 

d) calma, calorosa. 

e) apressada, precipitada. 


4. Assinale a seguir a única palavra que se apresenta no feminino. 

a) Momento. 

b) Sol. 

c) Deusa. 

d) Diamante. 

e) Meteoro. 


5. Assinale a seguir a palavra que se apresenta no aumentativo. 

a) Não. 

b) Ascensão. 

c) Tradição. 

d) Salão. 

e) Repercussão. 


6. Em “...e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?” o ponto de interrogação ( ? ) foi utilizado para: 

a) realizar questionamento. 

b) finalizar frase declarativa. 

c) exprimir surpresa. 

d) indicar uma citação. 

e) isolar expressão explicativa. 


7. A acentuação das palavras encontra-se corretamente justificada em: 

a) ídolo: paroxítona terminada em “o”. 

b) Aurélia: proparoxítona. 

c) há: monossílaba tônica. 

d) céu: monossílaba átona. 

e) título: paroxítona terminada em ditongo.


8, Assinale a afirmativa escrita INCORRETAMENTE. 

a) Ela atravessou a corte. 

b) Aurélia foi proclamada como uma rainha formoza. 

c) O raio de sol brilha como diamante. 

d) A musa dos poetas deslumbrou-se. 

e) Há raios no céu fluminense. 


9. Assinale a seguir a única palavra que se apresenta no masculino. 

a) Opulência. 

b) Musa. 

c) Corte. 

d) Rainha. 

e) Poeta. 


10. A palavra “rica” apresenta como antônimo:

a) Errônea. 

b) Negócio. 

c) Eterna. 

d) Pobre. 

e) Racial.

sábado, 12 de abril de 2025

Texto para Interpretação: A Lua no Cinema. Fundamental II

A lua no cinema 


A lua foi ao cinema, 

passava um filme engraçado, 

a história de uma estrela 

que não tinha namorado. 

Não tinha porque era apenas 

uma estrela bem pequena, 

dessas que, quando apagam, 

ninguém vai dizer, que pena! 

Era uma estrela sozinha, 

ninguém olhava pra ela, 

e toda a luz que ela tinha 

cabia numa janela. 

A lua ficou tão triste 

com aquela história de amor, 

que até hoje a lua insiste: 

– Amanheça, por favor! 

(Paulo Leminski)


1. De acordo com o texto, o filme que passava no cinema era: 

a) Triste, com poucos personagens. 

b) Uma história de uma estrela que não tinha namorado. 

c) Uma história de amor, com muitas estrelas e luzes. 

d) Alegre, contando sobre o amanhecer dos dias. 

e) Uma história de amor, cheia de ciúmes e desejos. 


2. Sobre a estrela que o texto apresenta, NÃO está correto afirmar que: 

a) Não tinha namorado. 

b) Toda luz que ela tinha cabia numa janela. 

c) Era bem pequena. 

d) Era sozinha. 

e) Era grande, cheia de luz e calor. 


3. Toda luz que a estrela tinha cabia em um(a): 

a) História. 

b) Cinema. 

c) Filme. 

d) Janela. 

e) Luar. 


4. “A lua ficou tão triste com aquela história de amor,...” A palavra destacada anteriormente é acentuada pelo mesmo motivo que: 

a) Ninguém. 

b) Dicionário. 

c) Até. 

d) Baú. 

e) Também. 


5. “... que até hoje a lua insiste:” Assinale a alternativa que possui o mesmo significado da palavra destacada anteriormente: 

a) Convida. 

b) Teima. 

c) Informa. 

d) Estabelece. 

e) Adverte. 


6. “A lua ficou tão triste...” Assinale a alternativa que possui o significado contrário da palavra destacada anteriormente: 

a) Preguiçoso. 

b) Feliz. 

c) Satisfeito. 

d) Abatido. 

e) Diferente. 


7. Assinale a alternativa que apresenta uma palavra no masculino: 

a) Estrela. 

b) Guaraná. 

c) Janela. 

d) Lua. 

e) Chaminé. 


8. “... que até hoje a lua insiste: – Amanheça, por favor!” O sinal de pontuação travessão (–) utilizado neste trecho indica: 

a) O final de uma interrogação. 

b) Um termo explicativo. 

c) Enumeração. 

d) Abreviação.  

e) A fala da personagem.


sexta-feira, 11 de abril de 2025

Atividade com Cartum - Fundamental II

 


1. No trecho “Você é ateu?” o ponto de interrogação ( ? ) tem como objetivo:

a) indicar surpresa.  

b) indicar uma pergunta. 

c) marcar uma pausa absoluta. 

d) indicar estados emocionais diversos.


Leia a charge e responda a seguir.


2. No texto da charge, dois substantivos abstratos são: 

a) planeta – primo.
 
b) parente – primo. 

c) fome – distante. 

d) corrupção – fome.

e) Terra – parente.

Analise o cenário a seguir e responda. 


3. Julgue a atitude do aluno: 
a) Sua recusa é correta, pois é disciplina de matrícula facultativa e de oferta obrigatória. 
b) Sua recusa é correta, pois tanto a oferta da disciplina quanto a matrícula do aluno são facultativas. 
c) Sua recusa é incorreta, pois constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. 
d) Sua recusa é incorreta, pois são vedadas quaisquer formas de proselitismo e este fato garante que estará confortável quanto aos dogmas de sua religião.





quinta-feira, 10 de abril de 2025

Texto para Interpretação - Fábula: A Lebre e a Tartaruga

 A Lebre e a Tartaruga 


— Tenho pena de você —, disse uma vez a lebre à tartaruga: — obrigada a andar com a tua casa às costas, não podes passear, correr, brincar, e livrar-te de teus inimigos. 

— Guarda para ti a tua compaixão — disse a tartaruga — pesada como sou, e tu ligeira como te gabas de ser, apostemos que eu chego primeiro do que tu a qualquer meta que nos proponhamos a alcançar. 

— Vá feito, disse a lebre: só pela graça aceito a aposta. Ajustada a meta, pôs-se a tartaruga a caminho; a lebre que a via, pesada, ir remando em seco, ria-se como uma perdida; e pôs-se a saltar, a divertir-se; e a tartaruga ia-se adiantando. 

— Olá! Camarada, disse-lhe a lebre, não te canses assim! Que galope é esse? Olha que eu vou dormir um pouquinho. 

E se bem o disse, melhor o fez; para ironizar a tartaruga, deitou-se, e fingiu dormir, dizendo: sempre hei de chegar a tempo. 

De súbito olha; já era tarde; a tartaruga estava na meta, e vencedora lhe retribuía os seus deboches: 

— Que vergonha! Uma tartaruga venceu em ligeireza a uma lebre! 

(Esopo)


1. De acordo com o texto, a lebre perdeu a aposta porque: 

a) debochou da tartaruga. 

b) perdeu-se no sono. 

c) não foi rápida. 

d) duvidou da tartaruga. 

e) estava saltando. 


2. Após a leitura do texto, pode-se interpretar que: 

a) não se deve agir com distrações. 

b) parar no caminho faz parte. 

c) a velocidade é o que basta. 

d) ter vantagens faz a diferença. 

e) algumas distrações são importantes.


 3. “...e TU ligeira como te gabas de ser”, a palavra destacada é classificada como: 

a) pronome de tratamento. 

b) artigo definido. 

c) artigo indefinido. 

d) pronome pessoal. 

e) pronome interrogativo. 


4. No trecho, “— Olá! Camarada”, o sinal de travessão é usado para: 

a) realçar os termos em destaque. 

b) fazer reflexões. 

c) separar a explicação dos outros elementos da frase. 

d) indicar a fala da personagem. 

e) separar o aposto dos outros elementos da frase. 


5. Sobre o trecho: “— Olá! Camarada...” a palavra em destaque é um(a): 

a) adjetivo. 

b) substantivo. 

c) artigo. 

d) conjunção. 

e) interjeição. 


6. No trecho: “...tu ligeira como te gabas de ser...”, gabar é a mesma coisa que: 

a) humilhar. 

b) elogiar. 

c) desonrar. 

d) diminuir. 

e) desprezar.


7. No trecho: “Uma tartaruga venceu em ligeireza a uma lebre!”, o verbo está no: 

a) pretérito imperfeito do indicativo. 

b) presente do indicativo. 

c) pretérito perfeito do indicativo. 

d) infinitivo pessoal. 

e) imperativo afirmativo. 





 

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Atividade - Fundamental II. Poema: A cantiga da Pedra

 A Cantiga da Pedra 



A pedra é dura, áspera e fria. 

Mas a água a desgasta com o tempo. 

A água é mole, macia e quente. 

Mas a pedra a quebra com o tempo. 


A pedra é forte e resistente. 

Mas a água a penetra com o tempo. 

A água é fraca e inconstante. 

Mas a pedra a dissolve com o tempo. 


Pedra e água, água e pedra. 

Um dia a pedra será água. 

Um dia a água será pedra. 


1. Qual a principal ideia presente no poema? 

a) A força da pedra sobre a água. 

b) A fragilidade da água diante da pedra. 

c) A transformação mútua entre pedra e água ao longo do tempo. 

d) A inconstância da água e a resistência da pedra. 


2. Que elementos do poema evidenciam a ideia de transformação? 

a) A repetição das palavras "pedra" e "água". 

b) A descrição das características opostas de cada elemento. 

c) A metáfora presente no título "A Cantiga da Pedra". 

d) O uso de verbos no futuro, como "será". 


3. Qual a relação entre o poema e a vida humana? 

a) A pedra representa a força e a resistência do ser humano. 

b) A água representa a fluidez e a mudança constante da vida. 

c) A pedra e a água representam os desafios e obstáculos que superamos. 

d) O poema não possui relação com a vida humana, apenas com a natureza.


Atividade - Fundamental II. Gênero textual: Notícia

 Leia a notícia e responda.





Mãe e filha estudam juntas e são aprovadas em universidade federal 

Mãe e filha estudam juntas e são aprovadas em universidade federal Estudando juntas, mãe e filha foram aprovadas no mesmo curso na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), agora elas serão colegas de sala e vão cursar Ciências: Biologia e Química. 

Sara, a mãe, e Kate Ribeiro, a filha, foram aprovadas pelo Enem/Sisu e vão viver a experiência de cursarem a graduação juntas. Sara, que estava fora de sala há 10 anos, decidiu que queria conquistar o diploma de ensino superior. 

Já Kate, vai para segunda graduação. Seu objetivo é se qualificar ainda mais para o mercado de trabalho. “Estou terminando Pedagogia porque quero ser professora e, para melhorar o currículo, eu fiz Biologia e Química”, disse.

1. De acordo com o texto, qual motivo levou Kate, a filha, a realizar uma segunda graduação? 

a) Acompanhar a mãe na graduação. 

b) Conquistar um diploma de ensino superior. 

c) Qualificar-se mais para o mercado de trabalho. 

d) Ser professora de ensino superior junto com a mãe. 


2. Na frase “Mãe e filha estudam juntas”, qual relação a conjunção “e” estabelece entre os termos “Mãe” e “filha”? 

a) Causa. 

b) Adição. 

c) Oposição. 

d) Consequência. 


3. Na frase "agora elas serão colegas de sala", qual é a função do advérbio "agora"? 

a) Indicar lugar. 

b) Indicar modo. 

c) Indicar tempo. 

d) Indicar intensidade.


4. O substantivo "filha" é classificado como: 

a) Masculino, singular. 

b) Feminino, singular. 

c) Feminino, plural. 

d) Neutro, singular. 


5. A divisão silábica da palavra "universidade" é: 

a) u-ni-ver-si-da-de. 

b) uni-ver-si-da-de. 

c) u-ni-versi-da-de. 

d) unive-r-si-da-de.


6. Marque a alternativa em que a palavra destacada está corretamente classificada entre colchetes. 

a) “agora elas serão colegas de sala e vão cursar Ciências: Biologia e Química” [PAROXÍTONA]. 

b) “vão viver a experiência de cursarem a graduação juntas” [OXÍTONA]. 

c) “ Kate, vai para segunda graduação” [PAROXÍTONA]. 

d) “para melhorar o currículo” [PROPAROXÍTONA].


7. A palavra “Biologia” possui: 

a) Dois encontros consonantais. 

b) Dois encontros vocálicos. 

c) Um encontro vocálico. 

d) Um dígrafo. 

sábado, 5 de abril de 2025

Atividade - Fundamental II. Texto Publicitário

Observe o texto publicitário a seguir:



1. O objetivo principal do texto publicitário apresentado é a conscientização sobre a importância de: 

a) As crianças frequentarem a escola para que se alfabetizem. 

b) A formação de leitores começar na infância. 

c) Presentear as crianças com livros. 

d) A alfabetização se iniciar na idade adequada. 







Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.

  JOSÉ E agora, José?  A festa acabou,  a luz apagou,  o povo sumiu,  a noite esfriou,  e agora, José?  e agora, você?  você que é sem nome,...