segunda-feira, 19 de maio de 2025
Quadrinhos para Interpretação. Fundamental II
Atividade com Propaganda. Fundamental I
sábado, 17 de maio de 2025
Texto Curto para Interpretação - A Ratinha. Fundamental I
A Ratinha
Eu era uma ratinha que morava junto com minha família, numa
casa de ratos construída no meio de um campo de trigo.
Eu tinha o sonho de percorrer o mundo e a mania de meter o focinho pontudo em todo o lugar. Um dia, eu achei uma avelã!
Era uma avelã enorme e bonita! Eu quis pegá-la, mas...
A avelã foi rolando campo abaixo, passou por cima das folhas secas e sumiu ao pé de uma árvore enorme.
Eu saí correndo atrás e enfiei o focinho num buraco entre as raízes da árvore. As aventuras da Ratinha.
(As aventuras da Ratinha. Conto Popular)
1. A Ratinha morava:
a) Sozinha;
b) Com seus amigos;
c) Com sua família;
d) Com seus tios.
2. O sonho da ratinha era:
a) Percorrer o mundo;
b) Ser artista;
c) Ser professora;
d) Ter muito dinheiro.
3. O que a Ratinha achou:
a) Um anel;
b) Uma avelã;
c) Uma maçã;
d) Um queijo.
4. Onde foi construída a casa de ratos que a Ratinha morava?
a) No meio de um jardim;
b) Na cidade;
c) No meio de um campo de trigo;
d) No porão da casa.
5. O sinal de pontuação utilizado na frase “Era uma avelã enorme e bonita!” é:
a) Interrogação;
b) Exclamação;
c) Ponto Final;
d) Vírgula.
6. As palavras, pontudo e enorme, retiradas do texto, são classificadas gramaticalmente como:
a) Verbos;
b) Substantivos;
c) Adjetivos;
d) Pronomes.
sexta-feira, 16 de maio de 2025
Texto Curto para Interpretação - O Curupira. Fundamental II
O Guardião da Floresta
No silêncio da mata, surge uma criatura lendária: o Curupira. Com os pés virados para trás, ele engana caçadores e protege os animais. Pequeno e ágil, possui cabelos vermelhos e um sorriso travesso. Domina a floresta e seus mistérios, atraindo os incautos para o fundo da mata com sua flauta mágica.
Quem ousa desrespeitar a natureza sente sua ira.
O Curupira é a lenda viva da proteção da floresta, um guardião que garante o equilíbrio da natureza.
1. Sobre o tema central do texto "O Guardião da Floresta" e a principal característica do Curupira que o auxilia em sua missão, assinale a alternativa CORRETA.
a) A lenda do Boitatá e seus olhos de fogo.
b) A proteção da floresta e os pés virados para trás do Curupira.
c) A destruição da natureza e a flauta mágica do Curupira.
d) O desrespeito aos animais e o sorriso travesso do Curupira.
e) A magia da floresta e os cabelos vermelhos do Curupira.
2. Com base no texto "O Guardião da Floresta", analise as assertivas abaixo e em seguida aponte a alternativa CORRETA.
I. O Curupira é uma criatura lendária que protege a floresta.
II. Ele usa sua flauta mágica para atrair caçadores para o fundo da mata.
III. Os cabelos vermelhos e o sorriso travesso são características marcantes do Curupira.
IV. O Curupira castiga aqueles que desrespeitam a natureza, causando-lhes doenças incuráveis.
a) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
b) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as assertivas estão corretas.
3. De acordo com o texto "O Guardião da Floresta", é CORRETO afirmar que o título se relaciona com o conteúdo apresentado na alternativa.
a) Descrever a beleza exuberante da floresta e seus mistérios.
b) Enfatizar o perigo dos caçadores para o equilíbrio da natureza.
c) Destacar a importância da flauta mágica para a sobrevivência do Curupira.
d) Apresentar o Curupira como protetor dos animais e da mata.
e) Narrar a história da origem da lenda do Curupira.
4. Sobre a diversidade de gêneros textuais, é CORRETO afirmar que a principal característica que encontramos nesse texto sobre o Curupira é:
a) Narrativo, porque conta a história do Curupira.
b) Descritivo, por descrever detalhadamente cada parte do corpo do Curupira.
c) Informativo, porque dá informações sobre a floresta.
d) Instrucional, porque ensina como proteger os animais.
e) Poético, porque usa linguagem figurada e rimas.
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Atividade com Gênero Textual: Cartaz - Ensino Médio
a) O uso de linguagem verbal e não verbal.
b) A função de linguagem conativa é comum a esse gênero.
c) O uso predominante da 1ª pessoa do singular na construção do texto.
d) O objetivo do gênero textual é persuadir/convencer o seu leitor.
e) O uso de verbos na forma imperativa.
2. De acordo com os conceitos de frase, oração e período, o trecho “Nesse carnaval proteja a infância e a adolescência da violência sexual” é considerado um(a):
a) Período composto por duas orações.
b) Frase nominal.
quarta-feira, 14 de maio de 2025
Charges para Interpretação. Fundamental II
1. Em reação ao que a colega disse, a expressão fisionômica da ave que carrega o bebê revela um sentimento de:
a) raiva por acreditar que precisará mudar de ramo profissional.
b) preocupação ao saber que o setor em que trabalha está diminuindo.
c) indiferença em relação a possíveis alterações em sua profissão.
d) felicidade por sua amiga se transferir para outro setor de trabalho.
2. Na charge, a palavra “natalidade” foi usada com o sentido de:
a) “naturalidade”.
b) “nascimento”.
c) “crescimento”.
d) “produtividade”.
quinta-feira, 8 de maio de 2025
Interpretação de Anúncio Publicitário. Fundamental II
1. Assinale a alternativa CORRETA.
a) Todos os trabalhadores dispõem de um ambiente seguro e saudável para trabalharem.
b) Todos os empregadores oferecem aos trabalhadores um ambiente de trabalho seguro.
c) Ambiente seguro e saudável é uma gratificação que todo trabalhador merece receber.
d) A garantia de um ambiente seguro e saudável para o trabalhador é assegurada por lei.
e) A segurança e a saúde do trabalhador são preocupações comuns aos empregadores.
Tirinhas para Interpretação. Fundamental II
1. No segundo quadro, o trecho “[...] sai ano, entra ano [...]” sugere:
a) variedade.
b) diferença.
c) diversidade.
d) agitação.
e) monotonia.
2. As falas do personagem revelam o seu perfil:
a) confiante.
b) otimista.
c) acomodado.
d) mal-humorado.
e) esperançoso.
I. O termo “verdades” foi usado com o mesmo sentido nas falas do primeiro e do terceiro quadro.
II. As aspas foram usadas no termo ‘“verdades”’ (terceiro quadro) para indicar sentido diferente ao que foi atribuído ao termo no primeiro quadro.
III. O termo “mas”, usado no terceiro quadro, indica que o personagem vai apresentar uma ideia contrária ao que foi dito no primeiro quadro.
IV. O termo “mentir” em relação ao termo ‘“verdades”’, usado entre aspas, não representam ideias contrárias.
V. O termo “mentir” em relação ao termo ‘“verdades”’, usado entre aspas, no terceiro quadro, constroem uma antítese.
Estão CORRETAS as afirmativas:
a) I, II e V, apenas.
b) I, III e V, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) II, III e V, apenas.
e) III, IV e V, apenas.
terça-feira, 6 de maio de 2025
Texto Curto para Interpretação - Fundamental II
Aula de matemática
A professora pergunta pro Joãozinho:
- Joãozinho, se eu lhe der dois gatos, mais dois gatos, mais dois gatos, quantos gatos você terá?
- Sete.
- Acho que o Joãozinho não entendeu a pergunta. Eu lhe dou dois gatos, mais dois gatos, mais dois gatos. Com quantos gatos você fica?
- Sete, professora.
sábado, 3 de maio de 2025
Texto Curto para Interpretação - Ensino Médio
a) sugere que a doação de órgãos é um dever das pessoas.
b) aborda a importância de doar órgãos nos primeiros meses de vida.
c) apela para o destaque do impacto positivo causado pelo ato de doar órgãos.
d) mostra a necessidade de pedir permissão à família para a doação de órgãos.
Leia os trechos abaixo:
I .“Se você gritasse
Se você gemesse,
Se você tocasse
A valsa vienense..” (Carlos Drummond de Andrade)
II. “Eu possa me dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.” (Vinícius de Moraes)
III. “Meu pensamento é um rio subterrâneo.” (Fernando Pessoa)
IV.“A lua me traiu
Acreditei que era pra valer
A Lua me traiu!
Fiquei sozinha e louca por você.” (Banda Calypso)
V. “Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir
E pelas moscas-bicheiras a nos beijar e cobrir
E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir
Deus lhe pague.” (Chico Buarque)
2. Nos trechos, encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
a) anáfora, metáfora, catacrese, metonímia, gradação.
b) hipérbato, anáfora, antítese, anacoluto, pleonasmo.
c) anáfora, antítese, metáfora, prosopopeia, eufemismo.
d) antítese, apóstrofe, hipérbole, prosopopeia, eufemismo.
Leia:
As rosas não falam
Bate outra vez com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão, enfim
Volto ao jardim na certeza de que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar para mim
Queixo-me às rosas mas que bobagem as rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti, ai
Devias vir para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhar os meus sonhos, por fim
(CARTOLA. Fagner – dez anos)
3. As orações destacadas classificam-se, respectivamente, como:
a) oração subordinada substantiva objetiva indireta, oração coordenada sindética adversativa, oração subordinada adjetiva explicativa.
b) oração subordinada substantiva completiva nominal, oração coordenada sindética adversativa, oração subordinada adjetiva restritiva.
c) oração subordinada adverbial temporal, oração subordinada adverbial concessiva, oração coordenada sindética explicativa.
d) oração subordinada adverbial final, oração subordinada adverbial concessiva, oração subordinada adjetiva restritiva.
Leia o texto:
Veterinária faz próteses de resina para bichos acidentados em SP
Eles são resgatados em estado crítico. Mutilados, chegam à clínica muitas vezes sem patas ou sem parte do bico. Pelas mãos da veterinária paulistana, mamíferos e aves ganham uma nova chance de sobreviver e voltar à natureza.
Há um ano, a especialista em ortopedia animal reabilita bichos acidentados na região de Barretos (a 423 km de São Paulo) com próteses de resina plástica feitas à mão.
4. No trecho destacado no segundo parágrafo do texto, a função da vírgula é:
a) isolar um adjunto adverbial deslocado.
b) delimitar o sujeito da oração principal.
c) separar um adjunto adnominal deslocado.
d) distinguir o complemento da oração principal.
Brasileiros ainda não sabem para que serve o 5G, indica pesquisa
[...] Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de mercado IDC Brasil, a maioria da população conhece o termo, porém ainda não entende como o 5G vai influenciar seus hábitos de consumo. [...]
5. No título do texto, o verbo “serve” é flexionado no singular porque concorda com o termo:
a) pesquisa.
b) para que.
c) indica.
d) o 5G.
6. Nos trechos “Segundo uma pesquisa...”, “porém ainda não entende”, os termos sublinhados são, respectivamente,
a) conjunção subordinativa conformativa e conjunção subordinativa concessiva.
b) conjunção coordenativa conformativa e conjunção subordinativa adversativa.
c) conjunção subordinativa conformativa e conjunção coordenativa adversativa.
d) conjunção subordinativa comparativa e conjunção subordinativa concessiva.
Uma massa de ar seco se forma no interior do país, ganha uma grande dimensão e impede que frentes frias avancem. No entanto, com o tempo praticamente sem nuvens e sem chuvas, a umidade do ar fica muito baixa.
7. O operador discursivo “no entanto”, expresso no fragmento da reportagem, poderia ser substituído, sem alterar o sentido por:
a) todavia.
b) embora.
c) conquanto.
d) por conseguinte.
domingo, 27 de abril de 2025
Interpretação de Quadrinhos - Haroldo e Calvin. Fundamental II
a) Calvin não pode compreender matemática por não ter fé.
b) Calvin não compreende a resolução dos cálculos matemáticos.
c) Para Calvin, a matemática só funciona para ateus.
d) Haroldo não concorda com a opinião de Calvin.
e) Calvin e Haroldo têm crenças que não permitem entender a matemática.
2. Em “Essas equações todas são como milagres”, no segundo quadrinho da charge, ocorre uma figura de linguagem de:
a) metonímia.
b) metáfora.
c) comparação.
d) elipse.
e) sinestesia.
3. No terceiro quadrinho da charge, a palavra “portanto” introduz uma:
a) conclusão.
b) adição.
c) condição.
d) concessão.
e) oposição.
4. O advérbio “magicamente”, que ocorre no segundo quadrinho da charge, exprime uma circunstância de:
a) lugar.
b) tempo.
c) possibilidade.
d) modo.
e) restrição.
5. As palavras “ninguém” e “isso”, que ocorrem no trecho “Ninguém sabe dizer como isso acontece”, no segundo quadrinho, pertencem a classe gramatical:
a) advérbio.
b) artigo.
c) adjetivo.
d) substantivo.
e) pronome.
6. Em “Este livro é todo cheio de coisas que têm que ser aceitas pela fé!”, no terceiro quadrinho, o particípio “aceitas” concorda em gênero e número com:
a) “este”.
b) “livro”.
c) “coisas”.
d) “têm”.
e) “fé”.
7. A forma como se apresenta o verbo “chamar”, no último quadrinho – “Chame um advogado.” –, corresponde ao:
a) indicativo.
b) subjuntivo.
c) infinitivo.
d) gerúndio.
e) imperativo.
Charges para Interpretação - Ensino Médio
Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1. Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...

-
1. A expressão felizmente modifica: a) todo o conteúdo expresso no pensamento de Garfield. b) a afirmação de Garfield presente no prim...
-
Trem Bala 1 Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si 2 É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti 3 É sobre cantar e po...