quinta-feira, 5 de agosto de 2021
Atividade Ensino Médio. Letra de Música. Cazuza - Exagerado
Atividade Ensino Fundamental II. Letra de Música. Djavan - Sorri
Sorri
Quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos, vazios
Sorri
Quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador
Atividade 6º Ano. Estatuto da Criança e do Adolescente
Direitos da Criança e do Adolescente Toda criança e o adolescente têm direito à proteção e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas. Toda criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas. Toda criança e o adolescente têm direito a ser criado e ser educado no seio de sua família. Toda criança e o adolescente têm direito à educação. Visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa. Toda criança e o adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos como adequados a sua faixa etária. (Texto adaptado do ECA/CEDCA-GO: 2002) |
1. Usando o termo"Toda" no início de cada frase, o texto:
a) Enfatiza a ideia de universalidade.
b) Estabelece independência com o termo "criança".
c) Estabelece maior vínculo com o leitor.
d) Faz uma repetição sem necessidade.
2. Pesquise e responda;
a) O que significa a sigla ECA?
Estatuto da Criança e do Adolescente.
b) Você tem esses direitos apresentados na imagem acima? Quais?
Resposta pessoal.
c) O que é Conselho Tutelar?
É um órgão do município que tem como principal função zelar pelos direitos da criança e do adolescente.
d) De acordo com o ECA, até quando somos crianças? E quando nos tornamos adolescentes?
Considera-se criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade incompletos.
quarta-feira, 4 de agosto de 2021
Atividade Ensino Fundamental II. Cidadezinha Qualquer - Carlos Drummond de Andrade
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor contar
Um homem vai devagar
Um cachorro vai devagar
Um burro vai devagar
Devagar... as janelas olham
Eta vida besta, meu Deus.
(Carlos Drummond de Andrade)
1. Dentre as alternativas abaixo, a que NÃO corresponde ao texto é:
a) evidencia o sossego de uma cidade do interior.
b) mostra a rotina de uma cidade pequena.
c) aborda a mesmice do dia a dia da cidade.
d) revela uma observação do poeta.
e) mostra o quanto a cidade é populosa
2. O terceiro verso “pomar amor contar” resume:
a) a vida inquietante da cidade.
b) o ritmo frenético do interior.
c) a simplicidade da vida interiorana.
d) o gosto pela plantação de frutíferas.
e) a vida dos que contam histórias.
3. “Um homem vai devagar
Um cachorro vai devagar
Um burro vai devagar”
Estes versos retratam:
a) o abandono dos animais na rua da cidade.
b) a morosidade com que a vida se desenvolve.
c) o desamparo em que vivem as pessoas de rua.
d) a comparação do homem aos animais na rua.
e) o fato de as mulheres não se apresentarem.
4. No último verso do poema, o poeta manifesta um sentimento de:
a) censura.
b) indignação.
c) satisfação.
d) tristeza.
e) júbilo.
5. No trecho “...vida besta, meu Deus!”, a palavra em destaque pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por:
a) boa.
b) fácil.
c) dura.
d) tola.
e) cruel.
6. Pela leitura do texto, pode-se afirmar que:
I. O título representa a síntese do poema.
II. O termo qualquer é um pronome indefinido.
III. O termo devagar que aparece em 4 versos é um adjetivo.
IV. Em “...as janelas olham”, o poeta se referia às pessoas que espiavam da janela.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I,II,III
b) III,IV
c) I,II,IV
d) I,III,IV
e) II,III
7. No verso “pomar amor contar”, tem-se, respectivamente, as seguintes classes gramaticais:
a) verbo – substantivo – verbo.
b) substantivo – adjetivo – verbo.
c) advérbio – adjetivo – substantivo.
d) adjetivo – advérbio – adjetivo.
e) substantivo – substantivo – verbo.
8. Em “Um homem, um cachorro, um burro andam devagar.”, o tipo de sujeito nesta oração é:
a) simples.
b) composto.
c) implícito.
d) indeterminado.
e) oração sem sujeito.
9. Das alternativas abaixo, a que apresenta um par de palavras com dígrafo é:
a) lixo – cachorro.
b) bicho – presa.
c) qualquer – burro.
d) obstáculo – olham.
e) mulheres – cabresto.
10. No último verso do poema, a palavra ETA tem o seguinte valor gramatical:
a) preposição.
b) interjeição.
c) advérbio.
d) pronome.
e) numeral.
Atividade Ensino Fundamental II. Poema. Mário Quintana - Esperança
terça-feira, 3 de agosto de 2021
Atividade Fundamental II. Letra de Música. Roberto Carlos - O Calhambeque
1 Mandei meu Cadillac
2 Pr'o mecânico outro dia
3 Pois há muito tempo
4 Um conserto ele pedia
5 E como vou viver
6 Sem um carango pra correr
7 Meu Cadillac, bi-bi
8 Quero consertar meu
9 Cadillac Bi bidhu!
10 Bidhubidhubidubi!...
11 Com muita paciência
12 O rapaz me ofereceu
13 Um carro todo velho
14 Que por lá apareceu
15 Enquanto o Cadillac
16 Consertava eu usava
17 O calhambeque, bi-bi
18 Quero buzinar o calhambeque
19 Bi bidhu! Bidhubidhubidubi!...
20 Saí da oficina
21 Um pouquinho desolado
22 Confesso que estava
23 Até um pouco envergonhado
24 Olhando para o lado
25 Com a cara de malvado
26 O calhambeque, bi-bi
27 Buzinei assim o calhambeque
29 Bi bidhu! Bidhubidhubidubi!...
(Roberto Carlos)
1. De acordo com as ideias do texto, é correto afirmar que:
a) o Cadillac foi levado à oficina sem que precisasse de conserto.
b) o proprietário do Cadillac saiu da oficina muito triste.
c) o proprietário do Cadillac sentiu tristeza e vergonha por dirigir o Calhambeque.
d) o Calhambeque olhava com cara de malvado para o mecânico.
e) o mecânico demonstrou indiferença à situação vivida pelo proprietário do Cadillac.
2. Conforme o sentido em que foi empregado no texto, a palavra “calhambeque” equivale a carro:
a) usado e alugado.
b) velho e conservado.
c) novo, mas sem acessórios de luxo.
d) velho, mas com acessórios de luxo.
e) velho e sem prestígio social.
3. Assinale a alternativa que apresenta a grafia correta, com preservação do sentido original, de palavra ou expressão substitutiva para a conjunção “Pois”, empregada no verso 3.
a) Por que
b) Porque
c) Porquê
d) Por quê
e) Pôr que
4. Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com as regras de concordância verbal, uma nova redação para o verso 3.
a) Pois faz muitos anos.
b) Pois fazem muitos anos.
c) Pois passou-se muitos anos.
d) Pois devem haver muitos anos.
e) Pois já passou muitos anos.
segunda-feira, 2 de agosto de 2021
Atividade 6º Ano. Lenda. As lágrimas de Potira
Atividade 6º Ano. Conto. Hans Cristian Andersen - O Patinho Feio
Era verão quando nasceu o Patinho Feio. Surgiu de dentro de um ovo tão grande que todos pensaram tratar-se de um ovo de peru que por acaso caíra num ninho de pata.
– Que pato mais feio! – ouvia ele quando sua mãe o levava pelo quintal. As outras aves riam, caçoavam de seu tamanho e tentavam bicá-lo.
O Patinho Feio sentia-se tão infeliz e malquisto que resolveu fugir. Atravessou os campos e encontrou alguns patos selvagens. Eles também o achavam feio, mas aceitaram sua companhia, contanto que ele jamais se casasse com uma pata selvagem. Porém, ele não queria se casar, desejava apenas um lugar para ficar. Decidiu partir novamente, aceitando um convite dos gansos que o chamaram para voar.
Mas antes que o Patinho Feio alçasse voo, seus novos amigos foram mortos por caçadores e ele se viu só mais uma vez.
No final do outono, o Patinho Feio foi parar na casa de uma camponesa. E de novo foi obrigado a partir. A camponesa desejava uma pata que botasse ovos e não um patinho desengonçado como ele.
Durante o frio do inverno, o Patinho Feio, solitário e desamparado, quase morreu, mas foi salvo por um camponês e sua família, só que aquele também não se tornaria seu lar, porque os filhos do camponês nunca paravam de atormentá-lo.
Quando chegou a primavera, cansado e triste, o Patinho Feio avistou as aves mais lindas que já encontrara na vida. Eram cisnes que nadavam num rio. Aproximou-se e, pela primeira vez, olhou para as águas e viu seu reflexo. Descobriu que era um cisne como eles. Por um instante lembrou-se do tempo em que era maltratado e perseguido. Então, moveu as asas que brilhavam sob o sol e, também pela primeira vez, sentiu-se feliz.
(Hans Christian Andersen).
1. O Patinho Feio surgiu de um grande ovo que todos pensavam ser um ovo de:
a) ganso.
b) cisne.
c) peru.
d) pato-selvagem.
2. O Patinho Feio passou por muitos lugares, conheceu muitos animais e pessoas, mas nunca se sentia feliz, até avistar os cisnes, pois o que ele queria mesmo encontrar era:
a) uma companhia para casar.
b) um lugar para viver.
c) um bando de aves para voar.
d) uma mãe para lhe ensinar a voar.
3. A história acontece durante as quatro estações do ano. Assinale a alternativa correta de acordo com a estação do ano e o acontecimento vivido pelo Patinho Feio.
a) Nasceu no outono e conheceu os gansos no verão.
b) Nasceu na primavera e foi para a casa da camponesa no outono.
c) Nasceu no inverno e foi acolhido pelo camponês na primavera.
d) Nasceu no verão e encontrou os cisnes na primavera.
4. Na frase: – Durante o frio do inverno, o Patinho Feio, solitário e desamparado, quase morreu... Assinale a alternativa que apresenta as palavras que têm, respectivamente, os mesmos sentidos das palavras em destaque.
a) desacompanhado, abandonado.
b) frustrado, abatido.
c) abatido, rejeitado.
d) perturbado, desequilibrado.
5. O Patinho Feio sentiu-se feliz pela primeira vez quando:
a) viu o reflexo dos cisnes nas águas do rio.
b) lembrou-se do tempo em que era maltratado e perseguido.
c) olhou seu reflexo nas águas do rio e descobriu sua identidade.
d) viu o brilho do sol sob suas asas.
Atividade Ensino Médio. Boi no Asfalto - Luiz Guerra
Boi no Asfalto
Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.
JOSÉ E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome,...
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Trem Bala 1 Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si 2 É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti 3 É sobre cantar e po...
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1. A expressão felizmente modifica: a) todo o conteúdo expresso no pensamento de Garfield. b) a afirmação de Garfield presente no prim...