quinta-feira, 1 de julho de 2021
Atividade Ensino Médio. Não ameis à distância - Rubem Braga
Atividade Ensino Fundamental II. Datas Comemorativas - Festas Juninas
Festas Juninas
Você sabe a origem da festa junina?
As festas juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas, etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também pedir que o próximo plantio traga bons frutos. Comemora-se São João (dia 24) que é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores; Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).
A festividade junina demonstra devoção e homenagem das pessoas. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
1. Segundo o texto, que santos são homenageados ao longo do mês de junho?
a) Santo Antônio, São Caetano e São Pedro.
b) São João, Santo Antônio e São Judas.
c) Santo Antônio, São João e São Pedro.
d) Santo Antônio, Santo Amaro e São João.
2. Tradicionalmente as festas juninas eram feitas para:
a) celebrar a colheita.
b) festejar os aniversariantes do mês.
c) anunciar as férias em julho.
d) celebrar os bons resultados da colheita.
3. O texto fala de um santo protetor das colheitas. Que santo é esse segundo o texto?
a) São Pedro.
b) São João.
c) Santo Antônio.
d) São Miguel.
4. “As festas juninas começaram nos campos e plantações.” Trocando a palavra destacada na frase pelo seu sinônimo, a frase correta ficaria assim:
a) “As festas juninas terminaram nos campos e plantações.”
b) “As festas juninas continuaram nos campos e plantações.”
c) “As festas juninas ficaram nos campos e plantações.”
d) “As festas juninas iniciaram nos campos e plantações.”
5. Qual o som da letra X na palavra PRÓXIMO ?
a) SS.
b) CS.
c) Z.
d) CH.
6. Das palavras abaixo, apenas uma é proparoxítona. Qual?
a) Plantações.
b) Espíritos.
c) Caipiras.
d) Pagãs.
7. Em qual frase o verbo está flexionado no tempo presente?
a) As festas juninas começarão em junho.
b) As festividades tomaram cunho religioso.
c) “ Esta festividade demonstra devoção...”
d) Cada região possuía suas próprias influências.
8. “ Sua origem foram as festas pagãs. “ A palavra em destaque na frase é um:
a) Pronome.
b) Substantivo.
c) Adjetivo.
d) Verbo.
9. O substantivo derivado surge de um outro substantivo. Portanto, qual das palavras não é um substantivo derivado?
a) Enraizadas.
b) Plantações.
c) Roça.
d) Felicidade.
10. Qual das palavras apresenta um dígrafo e um encontro consonantal ao mesmo tempo?
a) Poesia.
b) Religioso.
c) Fogueiras.
d) Padrinho.
domingo, 20 de junho de 2021
Atividade Fundamental II. O pato pastel - Álvaro Menezes
A terra dos Patos era governada por um rei que tinha conquistado o poder à força. Ninguém gostava dele, o que era muito natural. Pato Rei vivia muito bem, confortavelmente em seu belo castelo, todo de ouro, até o chão e o teto - como tudo o que tomava do povo.
Enquanto isso, os patos passavam muita fome e moravam mal. Trabalhavam dia e noite sem parar. E Pato Rei só comia e dormia. Dormia e comia, e nunca saía de seu castelo. Mal andava de tão gordo e, para levantar-se, tinha que ser __________ por mais de vinte patos. Seu peito era muito largo, parecia um muro, e cheio de medalhas, que mandava fazer e ele mesmo colocava no peito Pato Rei tinha a seu lado, garantindo o governo, os patos puxa-puxas. Eles prendiam quem falasse mal do reino e tinham armas. _____________. E, em troca desse apoio, o rei dava mordomia a eles. Quer dizer: boa casa, comida, ______________, enfim, nada lhes faltava.
(Álvaro Ottoni de Menezes)
1. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:
a) puchado - poderosas - presentes.
b) puchado - poderozas - prezentes.
c) puxado - poderosas - presentes.
d) puxado - poderozas - prezentes.
2. De acordo com o texto não se pode dizer que o Pato Rei era:
a) injusto e preguiçoso.
b) desonesto e opressor.
c) bondoso e solidário.
d) desumano e ganancioso.
3. Assinale a alternativa em que o plural das palavras retiradas do texto está incorreta:
a) o chão = os chões.
b) o mal = os males.
c) o poder = os poderes.
d) o pastel = os pastéis.
4. Assinale a alternativa em que a divisão silábica das palavras retiradas do texto está correta:
a) go-ver-nada.
b) pas-sa-vam.
c) fa-la-sse.
d) con-for-ta-vel-mente.
5. “puxa” escreve-se com “x”. Também se escreve com “x”:
a) me___erica e en___ada.
b) fa___ada e co___ilo.
c) mo___ila e fi___a.
d) ___u___u e to___a.
6. Analise as afirmativas referentes ao texto:
I - O pato ficou rico tirando coisas do povo.
II - Os patos puxa-puxas estão ao lado do Pato Rei por interesse.
III - O Pato Rei conquistou o poder à força. Quais afirmativas estão corretas?
a) Somente I e II.
b) Somente I e III.
c) Somente II e III.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
Atividade Ensino Fundamental II. Lenda - A origem da água
Antigamente não existia água no mundo. Havia somente um homem, chamado Sagakagagu, que tinha seis cabaças de água.
O deus Taũgi foi procurar esse homem, pois diziam que ele vivia muito melhor do que todos os outros seres. Taũgi foi procurar o dono da água, até que chegou na aldeia onde Sagakagagu morava. O dono da água falou:
- Taũgi, você chegou?
- Eu cheguei.
- O que você quer comigo?
- Eu venho atrás do senhor para lhe pedir pelo menos uma cabacinha de água.
- Senhor Taũgi, eu tenho água aqui, mas não é boa para tomar banho. Eu tenho água salgada e água doce.
O dono da água, Sagakagagu, não queria mostrar a água para Taũgi. Taũgi já havia percebido que ele não queria lhe dar a água.
No dia seguinte o deus Taũgi quebrou todas as cabaças de água que estavam penduradas na casa do dono da água.
Então apareceu o mar que tem água salgada, os igarapés, os lagos, os rios e as lagoas. A água se espalhou pelo Brasil e pelo mundo inteiro.
Foi assim a origem da água no Brasil. Quem trouxe a água para nós foi o deus Taũgi. versão de Sepé Kuikuro
(Fonte: Livro das Águas)
1. A forma em que a linguagem se apresenta no texto pertence ao tipo:
a) descritivo.
b) expositivo.
c) narrativo.
d) injuntivo.
e) argumentativo.
2. A alternativa em que todas as palavras se acentuam de acordo com a norma culta da língua é:
a) médico – porém – idéia.
b) vôo – técnica – chapéu.
c) jóia – saúde – régua.
d) egoísmo – paranóia – vêem.
e) mausoléu – saída – cafeína.
3. Em “Antigamente não existia água no mundo.” a palavra em destaque foi formada pelo mesmo processo que:
a) analfabeto.
b) beleza.
c) subsolo.
d) aguardente.
e) pontapé.
4. Em “...eu tenho água aqui, mas não é boa para tomar banho.”, o conectivo grifado tem o valor de:
a) explicação.
b) alternância.
c) adição.
d) oposição.
e) conclusão.
5. Assinale a alternativa que corresponde às características do gênero lendas.
a) Narrativas originárias de fatos que se misturam com ficção, passadas de geração a geração.
b) Narrativa cotidiana que são publicadas periodicamente.
c) Narrativas de origem grega de ficção que relacionam o mundo e os fenômenos da natureza.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
sexta-feira, 18 de junho de 2021
Atividade Ensino Fundamental II. Fábula - A Raposa e as Uvas
Atividade Ensino Fundamental II. Letra de Música. Chico Buarque - Minha História
quarta-feira, 16 de junho de 2021
Atividade Ensino Médio. Texto Curto para Interpretação
Felicidade
Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida. Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu escrevi: “Feliz”. Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, e eu lhes disse que eles não entendiam a vida.
(John Lennon).
1. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a) Na escola, ele aprendeu a importância de ser feliz.
b) A felicidade e a vida estão intrinsecamente ligadas.
c) A mãe sempre o incentivou para estudar e progredir.
d) Ele não tinha certeza do queria ser quando crescesse.
2. Observe: [...] "minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida". Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação do enunciado em destaque.
a) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
b) Oração Coordenada Adjetiva Explicativa.
c) Oração Subordinada Adverbial Causal.
d) Oração Coordenada Assindética Aditiva.
3. De acordo com as normas de colocação pronominal, assinale a alternativa INCORRETA.
a) [...] minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave [...].
b) Eles me disseram que eu não entendi a pergunta [...].
c) Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser [...].
d) [...] eu lhes disse que eles não entendiam a vida.
4. Eu escrevi: “Feliz”. Assinale a alternativa que apresenta a correta justificativa para o uso de aspas no vocábulo em destaque.
a) Para expressar a grande emoção que esta palavra representa.
b) Para destacar um discurso indireto.
c) Para destacar uma palavra incomum usada propositalmente.
d) Para demonstrar como foi a resposta à pergunta recebida.
PALAVRAS “LEALDADE” Palavra bonita... Ofereça-a. “EU" Palavra egoísta... Evite-a. “NÓS" Palavra de Deus… Use-a. “INVEJA" Palavra mais venenosa…
Destrua-a. “AMOR" Palavra mais usada... “SORRISO" Palavra mais prazerosa… “MENTIRAS” As palavras que mais
prejudicam... Ignore-as. PERDÃO A palavra mais difícil… ”HUMILDADE" |
5. De acordo com o texto, deve-se:
a) cultivar a inveja.
b) praticar a mentira.
c) evitar o sorriso.
d) vivenciar a humildade.
e) desprezar a lealdade
6. De acordo com as regras da divisão silábica, analise os itens abaixo:
I. O vocábulo “Deus” possui duas sílabas.
II. O termo “egoísta” possui quatro sílabas.
III. O termo “mais” possui uma única sílaba.
Somente está CORRETO o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
7. Ainda de acordo com o texto, as formas verbais “Destrua-a”, “Evite-a”, “Use-a” expressam:
a) dúvida.
b) hipótese.
c) incerteza.
d) ordem.
e) negação
Irene no céu
Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.
Imagino Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entre, Irene. Você não precisa pedir licença
(Manuel Bandeira)
8. Considere as afirmações abaixo.
I. O poema passa uma imagem positiva de Irene.
II. O poeta imagina a cena de Irene chegando ao Paraíso.
Está correto o que se afirma em:
a) somente I
b) somente II
c) I e II
d) nenhuma
9. Considere o verso abaixo e as afirmações que seguem.
- Licença, meu branco!
I. A expressão “meu branco” refere-se a São Pedro.
II. Trata-se de uma frase interrogativa.
Está correto o que se afirma em:
a) somente I
b) somente II
c) I e II
d) nenhuma
10. O adjetivo “bonachão”, utilizado no poema, não pode ser entendido como:
a) tranquilo
b) bem humorado
c) calmo
d) bravo
terça-feira, 15 de junho de 2021
Atividade Ensino Médio. Essas coisas - Carlos Drummond de Andrade
quarta-feira, 2 de junho de 2021
Atividade Ensino Fundamental II. Área interna - Leon Eliachar
Morava no terceiro andar. Não havia vizinho, do quarto andar para cima, que não jogasse lixo na sua área. Sua mulher era uma dessas conformadas que só existem duas no mundo, sendo que a outra ninguém viu:
─ Deixa isso pra lá, Antônio, pior seria se a gente morasse no térreo.
Antônio não se controlava, ficava uma fera quando via cair cascas de banana, de laranja, restos de comida. Em época de melancia ficava quase louco, tinha vontade de se mudar. A mulher dizia:
Tenha calma, Antônio, daqui a pouco as melancias acabam e você esquece tudo.
Mas ele não esquecia:
─ Acabam as melancias, vêm as jacas, acabam as jacas, vêm os abacates. Já pensou, Marieta? Caroço de abacate é fogo!
Um dia chegou na área, e viu até lata de sardinha. Procurou para ver se tinha alguma sardinha, mas a lata tinha sido raspada. Se queimou. Falou com o síndico. Ele disse que era impossível fiscalizar todos os quarenta e oito apartamentos para ver quem é que atirava as coisas. Pensou em fechar a área com vidro. Mas pediram um dinheirão e, se não decidisse dentro de sete dias, ia ter um aumento de trinta por cento. Foi à polícia dar queixa dos vizinhos. O delegado achou muita graça, disse que não podia dar educação aos vizinhos e, se pudesse, daria aos seus, pois ele morava no térreo e era muito pior.
(Leon Eliachar)
1. No texto:
a) a esposa do morador do terceiro andar quer morar no térreo.
b) o morador do terceiro andar quer se mudar para o térreo.
c) a esposa do morador do terceiro andar é conformada.
d) o delegado gosta de morar no andar térreo, pois é mais calmo.
e) os moradores do segundo andar jogam frutas no terceiro andar.
2. O morador do terceiro andar:
a) processou os vizinhos dos andares superiores.
b) decidiu colocar vidro para fechar a sua área.
c) pagou trinta por cento a mais para colocar vidro.
d) não gosta de frutas por isso tem raiva dos vizinhos.
e) não concorda com a esposa e vive reclamando.
3. O delegado:
a) gosta de morar no térreo.
b) não gosta do andar térreo.
c) quer morar no terceiro andar.
d) quer se mudar do prédio.
e) gosta de morar em prédio.
4. Assinale a alternativa em que a expressão destacada é sujeito da oração.
a) “Falou com o síndico.”
b) “...e viu até lata de sardinha.”
c) “Foi à polícia dar queixa dos vizinhos.”
d) “Sua mulher era uma dessas conformadas...”
e) “Mas pediram um dinheirão...”
5. Assinale a alternativa cuja expressão destacada é predicado da oração.
a) “Antônio não se controlava...”
b) “Mas ele não esquecia...”
c) “O delegado achou muita graça...”
d) “Em época de melancia ficava quase louco...”
e) “Um dia chegou na área...”
Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.
JOSÉ E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome,...
-
Trem Bala 1 Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si 2 É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti 3 É sobre cantar e po...
-
1. A expressão felizmente modifica: a) todo o conteúdo expresso no pensamento de Garfield. b) a afirmação de Garfield presente no prim...