Leitura e Interpretação. Gênero Textual: Música - A Banda

 

A Banda

1 Estava à toa na vida, o meu amor me chamou 

2 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor. 


3 A minha gente sofrida despediu-se da dor 

4 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor. 


5 O homem sério que contava dinheiro parou. 

6 O faroleiro que contava vantagem parou. 

7 A namorada que contava estrelas parou para ver, ouvir e dar passagem. 


8 A moça triste que vivia calada sorriu. 

9 A rosa triste que vivia fechada se abriu. 

10 A meninada toda se assanhou pra ver a banda passar cantando coisas de amor. [...]


(Chico Buarque).


1A passagem da banda provocou no povo da cidade: 

a) indignação com o tumulto. 

b) tristeza diante do fato. 

c)  recusa às atitudes a serem tomadas.  

d) transformação do comportamento.


2. Na expressão minha gente (verso 3), o uso do pronome possessivo minha indica função gramatical de: 

a) indiferença. 

b) desprezo. 

c) ironia.  

d) posse. 


3. Nos versos 5 e 6, as palavras que destacadas referem-se, respectivamente, a: 

a) homem sério e faroleiro. 

b) faroleiro e dinheiro. 

c) dinheiro e vantagem. 

d) vantagem e homem sério. 


4. A oração pra ver a banda passar (verso 2) pode ser substituída por outra de sentido equivalente, apresentada na alternativa: 

a) porque viu a banda passar. 

b) quando viu a banda passar. 

c) a fim de que eu visse a banda passar. 

d) assim que a banda passou. 


5. Assinale a alternativa em que a palavra grifada está empregada em sentido figurado. 

a) O homem sério que contava dinheiro parou. 

b) O meu amor me chamou... 

c) A moça triste que vivia calada sorriu. 

d) A rosa triste que vivia fechada se abriu. 


Comentários

Postagens mais visitadas