Gêneros Textuais: Música/Filme - Leitura e interpretação

 

Receita de Felicidade

Pegue uns pedacinhos de afeto e de ilusão;

Misture com um pouquinho de amizade;
Junte com carinho uma pontinha de paixão e uma pitadinha de saudade.
Pegue o dom divino maternal de uma mulher e um sorriso limpo de criança;
Junte a ingenuidade de um primeiro amor qualquer com o eterno brilho da esperança.
Peça emprestada a ternura de um casal e a luz da estrada dos que amam pra valer;
Tenha sempre muito amor , que o amor nunca faz mal.
Pinte a vida com o arco-íris do prazer;
Sonhe, pois sonhar ainda é fundamental
E um sonho sempre pode acontecer.

(Toquinho)


1. No trecho: “Sonhe, pois sonhar ainda é fundamental. E um sonho sempre pode acontecer.”, o sentimento que o autor expressa para o leitor é:

a) Que os sonhos são impossíveis de realizar.

b) Que a felicidade pode acontecer através dos sonhos.

c) Que só o amor pode trazer a felicidade.

d) Que os sentimentos bons não trazem felicidade.


2. O Patinho Feio passou por muitos lugares, mas nunca se sentia feliz, até avistar os cisnes, pois o que ele queria mesmo encontrar era:

a) uma companhia para casar. 

b) uma família para viver feliz. 

c) um bando de aves para voar. 

d) uma mãe para lhe ensinar a voar.


3. Como podemos classificar o tipo de linguagem presente no filme?

a) linguagem verbal.

b) linguagem não verbal.

c) linguagem mista.



   O calhambeque 

  Mandei meu Cadillac 

  Pr'o mecânico outro dia 

  Pois há muito tempo 

  Um conserto ele pedia 

  E como vou viver 

  Sem um carango pra correr 

  Meu Cadillac, bi-bi 

  Quero consertar meu

  Cadillac Bi bidhu! 

  Bidhubidhubidubi!... 


  Com muita paciência 

  O rapaz me ofereceu 

  Um carro todo velho 

  Que por lá apareceu 

  Enquanto o Cadillac 

  Consertava eu usava 

  O calhambeque, bi-bi 

  Quero buzinar o calhambeque 

  Bi bidhu! Bidhubidhubidubi!... 


  Saí da oficina 

  Um pouquinho desolado 

  Confesso que estava 

  Até um pouco envergonhado 

  Olhando para o lado 

  Com a cara de malvado 

  O calhambeque, bi-bi

  Buzinei assim o calhambeque 

  Bi bidhu! Bidhubidhubidubi!..

(Roberto Carlos)


4. Conforme o sentido em que foi empregado no texto, a palavra “calhambeque” equivale a carro: 

a) usado e alugado. 

b) velho e conservado. 

c) novo, mas sem acessórios de luxo. 

d) velho e sem prestígio social.


5. De acordo com as ideias do texto, é correto afirmar que:

a) o Cadillac foi levado à oficina sem que precisasse de conserto. 

b) o proprietário do Cadillac saiu da oficina muito triste. 

c) o proprietário do Cadillac sentiu tristeza e vergonha por dirigir o Calhambeque. 

d) o Calhambeque olhava com cara de malvado para o mecânico. 


6. A partir dos anos 50, o americanismo chega ao Brasil e, com ele, novas gírias aparecem. Nesta fase, surge o conceito de adolescência manifestado pela criatividade do rock. No Brasil, ele foi adaptado pelo movimento da Jovem Guarda que literalmente criou o universo das gírias dos jovens no Brasil. Expressões como as seguintes marcaram o período:

Calhambeque: carro velho

Bicho: cara, mano

Grilado: desconfiado

Tutu: dinheiro

Observe as palavras destacadas acima. Em qual linguagem podemos classificar a palavra calhambeque?

a) linguagem culta.

b) gíria antiga.

c) linguagem formal.

d) linguagem regional.

Comentários

Postagens mais visitadas