Atividade 6º Ano - Figuras de Linguagem: Hipérbole e Eufemismo

Leia estes versos:

1 “As ondas amarguradas
2 Encostam a cabeça nas pedras do cais.
3 Até as ondas possuem
4 Uma pedra para descansar a cabeça.
5 Eu na verdade possuo
6 Todas as pedras que há no mundo,
7 Mas não descanso”.

(Murilo Mendes)

1. A figura de linguagem que ocorre nos versos 5 e 6 é:

a) hipérbole.
b) eufemismo.



O Meu Guri 

Quando, seu moço, nasceu meu rebento 

Não era o momento dele rebentar 

Já foi nascendo com cara de fome 

E eu não tinha nem nome pra lhe dar 

Como fui levando, não sei lhe explicar 

Fui assim levando ele a me levar 

E na sua meninice ele um dia me disse 

Que chegava lá 

Olha aí 

Olha aí 

Olha aí, ai o meu guri, olha aí 

Olha aí, é o meu guri 

E ele chega 

Chega suado e veloz do batente 

E traz sempre um presente pra me encabular 

Tanta corrente de ouro, seu moço 

Que haja pescoço pra enfiar 

Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro 

Chave, caderneta, terço e patuá 

Um lenço e uma penca de documentos 

Pra finalmente eu me identificar, olha aí 

Olha aí, ai o meu guri, olha aí 

Olha aí, é o meu guri 

E ele chega 

Chega no morro com o carregamento 

Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador 

Rezo até ele chegar 

Cá no alto 

Essa onda de assaltos 

Está um horror… 

Eu consolo ele 

Ele me consola… 

Boto ele no colo 

Prá ele me ninar... 

De repente acordo 

Olho pro lado 

E o danado 

Já foi trabalhar 

Olha aí! 

Olha aí! 

Aí o meu guri 

Olha aí! 

Olha aí! 

É o meu guri 

E ele chega… 

Chega estampado 

Manchete, retrato 

Com venda nos olhos 

Legenda e as iniciais… 

Eu não entendo essa gente 

Seu moço 

Fazendo alvoroço 

Demais…  

O guri no mato 

Acho que tá rindo 

Acho que tá lindo 

De papo pro ar 

Desde o começo 

Eu não disse 

Seu moço 

Ele disse que chegava lá… 

Olha aí! 

Olha aí! 

Olha aí! 

Aí o meu guri 

Olha aí! 

Olha aí 

É o meu guri…

(Chico Buarque)


2. Analise o texto: 

“Quando, seu moço, nasceu meu rebento 

 Não era o momento dele rebentar...” 

O sentido que a palavra destacada não é próprio no texto: 

a) Filho. 

b) O que se gera. 

c) Descendente. 

d) Desespero. 


3. As palavras destacadas são classificadas quanto à formação de palavras como: 

“E na sua meninice ele um dia me disse 

Chega no morro com o carregamento 

Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador” 

a) Compostas pelo processo de derivação sufixal. 

b) Compostas pelo processo de derivação prefixal. 



4. A palavra Brasil está escrita com inicial maiúscula. Marque a afirmativa correta quanto a escrita da palavra.

a) Porque é o nome da capital do país e escreve com letra maiúscula. 

b) Qualquer substantivo comum se escreve com letra maiúscula. 

c) Todo substantivo próprio se escreve com inicial maiúscula. 

d) Todo substantivo comum se escreve com letra maiúscula.







Comentários

Postagens mais visitadas