Atividade de leitura e Interpretação - 6ª ano
Memórias da Marquesa de Rabicó
1º. Estavam os dois (Emília e o Visconde) fechados no quarto dos badulaques. Servia de mesa um caixãozinho, e de cadeira, um tijolo. Emília passeava de um lado para outro, de mãos às costas. Ia ditar.
2º. – Vamos! Disse ela depois de ver tudo pronto. Escreva bem no alto do papel: Memórias da Marquesa de Rabicó. Em letras bem graúdas.
3º. O Visconde escreveu: MEMÓRIAS DA MARQUESA DE RABICÓ.
4º. – Agora escreva: Capítulo Primeiro.
5º. O Visconde escreveu e ficou à espera do resto.
6º. Emília, de testinha franzida, não sabia como começar.
7º. Isso de começar não é fácil. Muito mais simples é acabar. Pinga-se um ponto final e pronto; ou então escreve-se um latinzinho: FINIS. Mas começar é terrível. Emília pensou, pensou, e por fim disse:
8º. – Bote um ponto de interrogação: ou, antes, bote vários pontos de interrogação. Bote seis...
9º. O Visconde abriu a boca.
10º. – Vamos, Visconde. Bote aí seis pontos de interrogação – insistiu a boneca. Não vê que estou _________, interrogando-me a mim mesma?
11º. E foi assim que as “Memórias da Marquesa de Rabicó” principiaram dum modo absolutamente imprevisto.
Capítulo Primeiro
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12º. Emília contou os pontos e achou sete.
13º. – Corte um – ordenou.
14º. O Visconde deu um suspiro e riscou o último ponto, deixando só os seis encomendados.
15º. – Bem – disse Emília. Agora ponha um... um... um...
16º. O Visconde escreveu três uns, assim: 1, 1, 1.
17º. Emília danou
18º. – Pedacinho de asno! Não mandei escrever nada. Eu ainda estava pensando. Eu ia dizer que escrevesse um ponto final depois dos seis pontos de interrogação.
19º. O Visconde começou a __________ e a abanar-se. Por fim disse:
20º. – Sabe que mais, Emília? O melhor é você ficar sozinha aqui até resolver definitivamente o que quer que eu escreva. Quando tiver assentado, então me chame. Do contrário a coisa não vai.
21º. – É que o começo é difícil, Visconde. Há tantos caminhos que não sei qual escolher. Posso começar de mil modos. Sua ideia qual é?
22º. – Minha ideia – disse o Visconde, é que comece como _______ todos os livros de memórias começam – contando quem está escrevendo, quando nasceu, em que cidade, etc. As aventuras de Robinson Crusoé, por exemplo, começam assim: “Nasci no ano de 1632, na cidade de Iorque, filho de gente arranjada, etc.”
23º. – Ótimo! Exclamou Emília. Serve. Escreva: Nasci no de ano ... (três estrelinhas), na cidade de (três estrelinhas), filha de gente desarranjada...
(Monteiro Lobato)
1. Assinale a alternativa em que a frase é nominal:
a) O Visconde abriu a boca.
b) Emília danou.
c) Pedacinho de asno!
d) Por fim disse.
2. Analise as frases e enumere:
A- para a frase interrogativa,
B - para declarativa negativa,
C - para exclamativa
D - para a imperativa:
( ) Bote vários pontos de interrogação.
( ) Isso de começar não é fácil.
( ) Pedacinho de asno!
( ) Sabe que mais, Emília?
3. Assinale a alternativa em que o verbo retirado do texto está no infinitivo:
a) deixando.
b) dizer.
c) ponha.
d) assentado.
4. Emília pergunta ao Visconde qual era sua ideia para começar o livro. “Posso começar de mil modos. Sua ideia qual é?” Por esta cena percebemos que:
a) Emília estava realmente confusa por haver vários modos de iniciar um livro.
b) Emília não era inteligente e não sabia como começar.
c) Emília era muito esperta e queria aproveitar os conhecimentos do Visconde.
d) Emília queria inventar um modo de irritar o Visconde
5. Analise as afirmativas referentes ao texto:
I - O Visconde estava perdendo a paciência com Emília.
II - Emília é esperta e sabe sair de suas dificuldades.
III - Emília deixa evidente que é autoritária, que exige obediência.
Quais afirmativas estão corretas?
a) I e II apenas.
b) II e III apenas.
c) I e III apenas.
d) I, II e III.
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