Atividade de leitura e Interpretação - 6ª ano


Memórias da Marquesa de Rabicó 

1º.  Estavam os dois (Emília e o Visconde) fechados no quarto dos badulaques. Servia de mesa um caixãozinho, e de cadeira, um tijolo. Emília passeava de um lado para outro, de mãos às costas. Ia ditar. 

2º.   – Vamos! Disse ela depois de ver tudo pronto. Escreva bem no alto do papel: Memórias da Marquesa de Rabicó. Em letras bem graúdas. 

3º.  O Visconde escreveu: MEMÓRIAS DA MARQUESA DE RABICÓ. 

4º.  –  Agora escreva: Capítulo Primeiro. 

5º.   O Visconde escreveu e ficou à espera do resto. 

6º.   Emília, de testinha franzida, não sabia como começar. 

7º.   Isso de começar não é fácil. Muito mais simples é acabar. Pinga-se um ponto final e pronto; ou então escreve-se um latinzinho: FINIS. Mas começar é terrível. Emília pensou, pensou, e por fim disse: 

8º.   – Bote um ponto de interrogação: ou, antes, bote vários pontos de interrogação. Bote seis... 

9º.   O Visconde abriu a boca. 

10º.  – Vamos, Visconde. Bote aí seis pontos de interrogação – insistiu a boneca. Não vê que estou _________, interrogando-me a mim mesma? 

11º.   E foi assim que as “Memórias da Marquesa de Rabicó” principiaram dum modo absolutamente imprevisto. 

                                                                   Capítulo Primeiro 

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12º.   Emília contou os pontos e achou sete. 

13º.   – Corte um – ordenou. 

14º.   O Visconde deu um suspiro e riscou o último ponto, deixando só os seis encomendados. 

15º.   – Bem – disse Emília. Agora ponha um... um... um... 

16º.   O Visconde escreveu três uns, assim: 1, 1, 1. 

17º.   Emília danou 

18º.   – Pedacinho de asno! Não mandei escrever nada. Eu ainda estava pensando. Eu ia dizer que escrevesse um ponto final depois dos seis pontos de interrogação. 

19º.   O Visconde começou a __________ e a abanar-se. Por fim disse: 

20º.   – Sabe que mais, Emília? O melhor é você ficar sozinha aqui até resolver definitivamente o que quer que eu escreva. Quando tiver assentado, então me chame. Do contrário a coisa não vai. 

21º.   – É que o começo é difícil, Visconde. Há tantos caminhos que não sei qual escolher. Posso começar de mil modos. Sua ideia qual é? 

22º.   – Minha ideia – disse o Visconde, é que comece como _______ todos os livros de memórias começam – contando quem está escrevendo, quando nasceu, em que cidade, etc. As aventuras de Robinson Crusoé, por exemplo, começam assim: “Nasci no ano de 1632, na cidade de Iorque, filho de gente arranjada, etc.” 

23º.   – Ótimo! Exclamou Emília. Serve. Escreva: Nasci no de ano ... (três estrelinhas), na cidade de (três estrelinhas), filha de gente desarranjada... 

(Monteiro Lobato)


1. Assinale a alternativa em que a frase é nominal: 

a) O Visconde abriu a boca. 

b) Emília danou. 

c) Pedacinho de asno! 

d) Por fim disse. 


2. Analise as frases e enumere: 

A- para a frase interrogativa, 

B - para declarativa negativa, 

C - para exclamativa

D - para a imperativa: 


(  ) Bote vários pontos de interrogação. 

(  ) Isso de começar não é fácil. 

(  ) Pedacinho de asno! 

(  ) Sabe que mais, Emília? 


3. Assinale a alternativa em que o verbo retirado do texto está no infinitivo: 

a) deixando. 

b) dizer. 

c) ponha. 

d) assentado. 


4. Emília pergunta ao Visconde qual era sua ideia para começar o livro. “Posso começar de mil modos. Sua ideia qual é?” Por esta cena percebemos que: 

a) Emília estava realmente confusa por haver vários modos de iniciar um livro. 

b) Emília não era inteligente e não sabia como começar. 

c) Emília era muito esperta e queria aproveitar os conhecimentos do Visconde. 

d) Emília queria inventar um modo de irritar o Visconde


5. Analise as afirmativas referentes ao texto: 

I - O Visconde estava perdendo a paciência com Emília. 

II - Emília é esperta e sabe sair de suas dificuldades. 

III - Emília deixa evidente que é autoritária, que exige obediência. 

Quais afirmativas estão corretas? 

a) I e II apenas. 

b) II e III apenas. 

c) I e III apenas. 

d) I, II e III.

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