segunda-feira, 19 de julho de 2021

Atividade Ensino Médio. A vida do homem - Francisco Xavier

A vida do homem

- Deus criou o homem - começa o narrador – e disse-lhe: - Vai, serás o senhor da terra e o animal superior. Grandes trabalhos e surpresas te esperam, mas de tudo triunfarás, se fizeres de tua parte. A tua felicidade muito depende do teu querer. Viverás trinta anos.

O homem ouviu e calou-se. 

Deus criou o burro e disse-lhe: 

- Vais viver como escravo do homem, irás conduzi-lo a ele e a todos os fardos que te puser às costas. Viverás cinquenta anos.

O burro meditou e respondeu: - É muito , Senhor, bastam-me trinta. 

Deus criou o cão e disse-lhe: 

- Vais ser o companheiro do homem, de quem guardarás, sempre alerta, a porta, servindo com inteira obediência. 

Sofrerás açoites, mas, humilde e fiel, tens que lamber a mão que te castiga. Viverás trinta anos.

O cão pensou e refugou: 

- Não, Senhor, quero apenas dez.

Deus criou o macaco e disse-lhe: 

- Vai, teu ofício é alegrar o homem. Viverás cinquenta anos.

O macaco pestanejou e pediu: 

- Senhor, basta-me viver trinta anos. Tomando, então, a palavra, disse o homem:

- Senhor, trinta anos é muito pouco para o rei dos animais.

- Toma-os – acedeu o Criador. – Viverás os noventa anos, mas com uma condição – cumprirás, em tua vida, não só o teu destino, mas também o do burro, o do cão e o do macaco.

E assim vive o homem. 

Até aos trinta, forte, corajoso, resistente, arrosta os perigos e estorvos. Luta com resolução, vence e domina. É homem. 

Dos trinta aos cinquenta, tem família e trabalha, sem repouso, para sustentá-la. Sobre ele se acumula os encargos.

 É burro.

Dos cinquenta aos setenta anos, está de sentinela à família. 

Dedicado e dócil, seu dever é defendê-la, mas já não pode, contudo, fazer valer a sua vontade. Contrariado, humilha-se e obedece. É cão.

Dos setenta aos noventa, sabe que não o tomam a sério, mas resigna-se e tem gosto em ser o palhaço das crianças e netos. É macaco. 

(Francisco Xavier Marques)


1.  Assinale a alternativa correta: 

a) Pelo modo de contar a história e pelo tema escolhido, o autor prova que se inspirou em pesquisas científicas sobre a origem do homem. 

b) O texto é predominantemente narrativo. 

c) O texto não apresenta traços de humor.

d) O autor optou em dar preferência à reprodução da fala das personagens pelo narrador, indiretamente.

e) A seriedade do texto contrapõe-se à maneira como o narrador abordou o assunto e na interpretação dada pelo leitor nas entrelinhas.


2. Assinale a alternativa que contém uma análise incorreta do texto: 

a) As circunstâncias de tempo predominam sobre as de espaço no texto. 

b) A cada vez que Deus se dirige a um ser o autor deu preferência ao emprego de verbos no presente. 

c) O narrador faz considerações sobre os períodos da vida do homem dando preferência ao emprego dos verbos no presente. 

d) Na história, há animais agindo com características humanas. 

e) Tanto os animais quanto o homem e Deus são personagens do texto.


3.  É verdadeiro afirmar que no texto: 

a) Os homens e os animais demonstram resignação com as determinações de Deus sobre suas vidas. 

b) Deus atendeu ao pedido de cada uma das criaturas. 

c) Os animais solicitando a diminuição de suas vidas ilustra a eterna luta do homem a fim de dominar a natureza. 

d) Destaca-se no texto que até os animais possuem desmedida ambição. 

e) O tema central do texto é mostrar de maneira solene o destino de cada animal segundo a Bíblia.


4. Um dos períodos do texto foi alterado para conter um erro de concordância verbal. Assinale a alternativa abaixo que o contém: 

a) Viverás trinta anos.

b) É muito, Senhor, bastam-me trinta. 

c) -- Vai, teu ofício é alegrar o homem. 

d) -- Senhor, trinta anos é muito pouco para o rei dos animais. 

e) Sobre ele se acumula os encargos.













Atividade Ensino Fundamental II. Anúncio Publicitário para Interpretação

 Alguns jardins trazem o cartaz:



1. O autor do cartaz pretende:

a) proteger a saúde das pessoas. 

b) preservar a aparência do jardim

c) causar prejuízo ao meio ambiente. 

d) mostrar preocupações com a população. 

e) evitar acidentes com os pés das crianças.


3. Esse cartaz, que é acompanhado das imagens de um cão e de um gato, traz numerosas informações para o leitor. Em relação ao expresso no texto, assinale a afirmativa INCORRETA.. 

a) a “raiva” se refere a uma doença que ataca animais. 

b) outro argumento que facilita a vacinação é que ela pode ser feita por um largo período. 

c) a expressão “morrer de raiva” se refere a quem não vacina seus animais de estimação. 

d) o texto do cartaz apela para o senso de responsabilidade de quem tem animais domésticos. 

e) um dos argumentos usados para a vacinação de animais domésticos é que ela nada custa.       

            
Numa passeata de jovens, havia uma cartolina em que estava escrito:


4. A jovem que carregava o cartaz queria demonstrar: 

a) carinho com a mãe. 

b) sua participação política. 

c) seu espírito de solidariedade. 

d) o cumprimento de seus deveres. 

e) sua preocupação com seu futuro profissional.



5. Para manter o sentido original, o vocábulo mas no texto do cartaz 

“Mãe, desculpe! Deixei o quarto bagunçado, mas fui arrumar o país.” não pode ser substituído por:

a) porém. 

b) todavia. 

c) contudo. 

d) portanto. 

e) entretanto. 


 Procura-se vira-lata “Neguinho”. 
 Porte médio, que levaram da Praça General Osório. 
 Favor devolver! 
 Recompensa: 1.000,00. 


6. Esse tipo de cartaz demonstra 

a) a falta de amor aos animais. 

b) o interesse pela recompensa. 

c) a insegurança nas ruas do Rio. 

d) a descrença na bondade humana. 

e) o valor afetivo dos animais de estimação.



7. No cartaz falta uma informação fundamental, que é 

a) a cor do animal. 

b) a data do ocorrido. 

c) a idade do cachorro. 

d) o endereço para devolução. 

e) a identificação dos proprietários.



O cartaz a seguir adota a estratégia de forçar o cidadão a não sujar a rua.










8. Assinale a opção que indica o fundamento dessa estratégia. 

a) Provocar medo de represália. 

b) Intimidar pelo receio de multa. 

c) Dar exemplo de uma boa ação. 

d) Valorizar a atitude de ser cuidadoso. 

e) Causar vergonha pelo ato praticado. 



Leia o cartaz a seguir, colado em um poste da praia de Copacabana.


Se você joga lixo na praia para garantir o emprego do gari, 
então porque não morre para garantir o emprego do coveiro?


9. Assinale a opção que mostra um erro do texto do cartaz. 

a) A grafia de “porque”. 

b) A falta de acento em “emprego”. 

c) O emprego da vírgula entre as frases. 

d) O uso de “garantir” em lugar de “garantia”. 

e) A repetição indevida da palavra “garantir”. 



Um cartaz mostrava o seguinte:

10. Sobre os termos desse cartaz, assinale a afirmativa inadequada

a) As palavras do cartaz são dirigidas aos pais. 

b) Todos os menores de 5 anos devem ser vacinados. 

c) A finalidade da vacina é o combate à paralisia infantil. 

d) “seu filho” indica que só os meninos recebem a vacina. 

e) “duas gotinhas” se refere à quantidade da vacina aplicada. 







quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atividade Ensino Médio. Ao shopping center - José Paulo Paes






Ao shopping center 

1 Vagamos sem rumo 

2 Nós almas penadas 

3 Do mundo do consumo. 

4 De elevador ao céu 

5 Pela escada ao inferno: 

6 Os extremos se tocam 

7 No castigo eterno. 

8 Cada loja é um novo 

9 Prego em nossa cruz. 

10 Por mais que compremos 

11 Estamos sempre nus 

12 Nós que por teus círculos 

13 Vagamos sem perdão 

14 À espera (até quando?

(José Paulo Paes).


1. O autor faz uma crítica à sociedade de consumo, que cultua o comprar, o consumismo, em busca da satisfação nunca alcançada, resultando em uma espera indefinida e por tempo indeterminado. O trecho que comprova essa afirmação é: 

a) “Pelos teus círculos Vagamos sem rumo” (. 1-2) 

b) “De elevador ao céu Pela escada ao inferno” (. 5-6) 

c) “Os extremos se tocam No castigo eterno” (. 7-8) 

d) “Cada loja é um novo Prego em nossa cruz” (. 9-10) 

e) “À espera (até quando?) Da Grande Liquidação” (. 15-16)


2. No trecho “Vagamos sem rumo / Nós almas penadas / Do mundo do consumo” (. 2-4), comprova-se que o autor se insere na sociedade consumista que ele critica, utilizando recursos específicos, que são: 

a) a locução adjetiva do consumo para caracterizar mundo e o adjetivo penadas. 

b) a locução adverbial sem rumo e o verbo vagar flexionado no tempo presente. 

c) o substantivo mundo, inserindo todos do planeta, e o substantivo consumo. 

d) o verbo flexionado na 1ª pessoa do plural e o pronome pessoal nós

e) o adjetivo penadas, que caracteriza almas, e o uso do plural nessa frase.


3. No trecho “Por mais que compremos, estamos sempre nus” (. 11-12), as formas verbais em destaque referem-se à 1ª pessoa do plural. Se fossem substituídas pela 1ª pessoa do singular, mantendo-se o tempo verbal original, como ficaria a frase? 

a) Por mais que compre, estive sempre nu. 

b) Por mais que compres, estás sempre nu. 

c) Por mais que comprem, estão sempre nus. 

d) Por mais que compre, estaremos sempre nus. 

e) Por mais que compre, estou sempre nu.


4. A palavra destacada está grafada e empregada de acordo com a norma padrão em: 

a) As pessoas não têm motivo para gastar tanto dinheiro! 

b) Na semana passada, minha irmã não pôde ir ao shopping. 

c) Quando ele foi por o paletó, percebeu que estava apertado. 

d) As escadas do shopping não eram muito praticas

e) Você vêm de longe só para comprar nesse shopping?



 

domingo, 11 de julho de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Letra de Música. Chico Buarque - A Banda

A Banda

1 Estava à toa na vida, o meu amor me chamou 

2 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor. 

3 A minha gente sofrida despediu-se da dor 

4 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor. 

5 O homem sério que contava dinheiro parou. 

6 O faroleiro que contava vantagem parou. 

7 A namorada que contava estrelas parou para ver, ouvir e dar passagem. 

8 A moça triste que vivia calada sorriu. 

9 A rosa triste que vivia fechada se abriu. 

10 A meninada toda se assanhou pra ver a banda passar cantando coisas de amor. [...]

(Chico Buarque).


1A passagem da banda provocou no povo da cidade: 

a) indignação com o tumulto. 

b) apatia diante do fato. 

c) hesitação quanto às atitudes a serem tomadas. 

d) intransigência com a desordem. 

e) transformação do comportamento.


2. Na expressão minha gente (verso 3), o uso do pronome possessivo minha indica: 

a) indiferença. 

b) desprezo. 

c) ironia. 

d) cortesia. 

e) afeto.


3. Nos versos 5 e 6, as palavras que destacadas referem-se, respectivamente, a: 

a) homem sério e faroleiro. 

b) faroleiro e dinheiro. 

c) dinheiro e vantagem. 

d) vantagem e homem sério. 

e) homem sério e banda.


4. A oração pra ver a banda passar (verso 2) pode ser substituída por outra de sentido equivalente, apresentada na alternativa: 

a) porque viu a banda passar. 

b) quando viu a banda passar. 

c) a fim de que eu visse a banda passar. 

d) assim que a banda passou. 

e) embora tivesse visto a banda passar.


5. Assinale a alternativa em que a palavra grifada está empregada em sentido figurado. 

a) O homem sério que contava dinheiro parou. 

b) O meu amor me chamou... 

c) A moça triste que vivia calada sorriu. 

d) A rosa triste que vivia fechada se abriu. 

e) A meninada toda se assanhou


6. No trecho – pra ver a banda passar, cantando coisas de amor (verso 2) –, tem-se o seguinte: 

a) “passar” como ação posterior a “cantando”. 

b) “passar” como ação anterior a “cantando”. 

c) “passar” como ação simultânea a “cantando”. 

d) “ver” como ação anterior a “passar”. 

e) “ver” como ação posterior a “passar”.
























Atividade Ensino Fundamental II. O Bicho - Manuel Bandeira




O Bicho  

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,



Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

(Manuel Bandeira)


1. No poema, a analogia feita ao homem parte da sua condição de pobreza, sendo o tratamento que lhe é dado semelhante ao de um animal. A figura que melhor define essa analogia é:

a) Metáfora

b) Metonímia

c) Comparação

d) Catacrese


2. Analisando a sintaxe no texto acima, os verbos "examinava", "cheirava", "achava" e "engolia" têm como sujeito o termo:

a) Um homem

b) Um bicho

c) Um cão

d) Um gato


3. Na terceira estrofe, os versos possuem estrutura sintática semelhante. Assim sendo, podemos classificar a função dos vocábulos "cão", "gato" e "rato" como:

a) Núcleos do sujeito

b) Adjuntos adnominais

c) Adjuntos adverbiais

d) Predicativos


4. No verso "Vi ontem um bicho" podemos classificar o sujeito como:

a) Simples

b) Composto

c) Oculto

d) Indeterminado


Atividade Ensino Médio. Lagoa - Carlos Drummond de Andrade

Lagoa  

Eu não vi o mar

Não sei se o mar é bonito,

não sei se ele é bravo. 

O mar não me importa. 

Eu vi a lagoa. 

A lagoa, sim. 

A lagoa é grande e calma também. 

Na chuva de cores 

da tarde que explode 

a lagoa brilha 

a lagoa se pinta 

de todas as cores. 

Eu não vi o mar. 

Eu vi a lagoa. 

(Carlos Drummond de Andrade)


1. Com relação ao texto acima: 

a) Do ponto de vista da leitura, é possível em reconhecer o texto acima como uma poesia, tanto pela sua forma, como também por seu estilo e função. 

b) Considerando apenas o emprego das conjunções, preposições e outros elementos de conexão entre as palavras, podemos considerar o texto acima um poema. 

c) A partir da leitura, pode-se reconhecer o texto acima como uma prosa dissertativa, não somente pela sua forma, como também por seu estilo e função. 

d) A partir da leitura é possível classificar o texto como sendo uma narrativa, predominando a dissertação. 


2. Predomina no texto acima qual função da linguagem? 

a) Fática 

b) Metalinguística 

c) Referencial 

d) Poética


3. Em “Não sei se o mar é bonito,/não sei se lê é bravo”, a palavra se exerce a função de: 

a) Pronome pessoal reflexivo 

b) Partícula apassivadora 

c) Conjunção integrante 

d) Conjunção condicional 


4. Analisando a estrutura sintática de alguns versos, podemos classificar a função das palavras “bonito”, “bravo” e “grande” como: 

a) Sujeitos 

b) Predicativos 

c) Adjuntos adverbiais 

d) Adjuntos adnominais 


5. Na oração “O mar não me importa”, a palavra destacada é um pronome que pode ser classificado como: 

a) Pessoal do caso Reto 

b) Demonstrativo 

c) Indefinido 

d) Pessoal do caso Oblíquo 











quinta-feira, 8 de julho de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Poesia. Manuel Bandeira - Balada do Rei das Sereias


Balada do Rei das Sereias 

O rei atirou

Seu anel ao mar 

E disse às sereias: 

– Ide-o lá buscar, 

Que se o não trouxerdes, 

Virareis espuma 

Das ondas do mar! 


Foram as sereias, 

Não tardou, voltaram 

Com o perdido anel.

Maldito o capricho 

De rei tão cruel! 


O rei atirou 

Grãos de arroz ao mar 

E disse às sereias: 

– Ide-os lá buscar,

Que se os não trouxerdes, 

Virareis espuma 

Das ondas do mar! 


 Foram as sereias

 Não tardou, voltaram, 

 Não faltava um grão. 

 Maldito o capricho 

 Do mau coração! 


 O rei atirou Sua filha ao mar 

 E disse às sereias: 

 – Ide-a lá buscar, 

 Que se a não trouxerdes, 

 Virareis espuma 

 Das ondas do mar! 


 Foram as sereias... 

 Quem as viu voltar?...

 Não voltaram nunca! 

 Viraram espuma 

 Das ondas do mar. 

 (Manuel Bandeira)


 1. As sereias viraram espuma das ondas do mar, pois:

 a) não encontraram a filha do rei. 

 b) desobedeceram ao rei. 

 c) tentaram fugir com a filha do rei.

 d) ficaram na superfície do mar por muito tempo.

 e) sentiram pena da filha do rei. 


 2. Assinale a alternativa em que há uma passagem retirada do texto que apresente uma avaliação negativa sobre o rei: 

a) “O rei atirou / Seu anel ao mar” 

b) “Virareis espuma / Das ondas do mar!” 

c) “Não tardou, voltaram / Com o perdido anel.”

d) “Maldito o capricho / Do mau coração!” 

e) “O rei atirou / Sua filha ao mar”


 3. As aspas empregadas no texto funcionam, no contexto em que se inserem, para:

 a) criar uma espécie de suspense em relação ao que será revelado no final. 

 b) indicar interrupção da fala.

 c) expressar uma indecisão das personagens.

 d) interromper o fluxo das ideias. 

 e) indicar sequenciação temporal. 


 4. Na primeira estrofe, temos: 

 a) três verbos e três pronomes 

 b) quatro verbos e dois pronomes 

 c) seis verbos e três pronomes

 d) quatro verbos e quatro pronomes 

 e) cinco verbos e quatro pronomes 


5. Foram usados travessões no texto em três momentos; em todos eles a função desse sinal de pontuação está corretamente apontada na opção:

 a) destacar a importância do rei. 

 b) introduzir uma fala.

 c) introduzir uma ideia explicativa.

 d) apenas criar um efeito estético, por escolha do autor.

 e) apresentar uma sugestão do rei. 


 6. Os vocábulos abaixo apresentam a mesma sílaba tônica, com a EXCEÇÃO de um, que está na opção:

 a) atirou 

 b) anel 

 c) sereias 

 d) buscar

 e) tardou










Atividade Ensino Médio. Testamento - Alda Lara

Testamento 



À prostituta mais nova 

Do bairro mais velho e escuro, 

Deixo os meus brincos, lavrados 

Em cristal, límpido e puro... 


E àquela virgem esquecida 

Rapariga sem ternura, 

Sonhando algures uma lenda, 

Deixo o meu vestido branco, 

O meu vestido de noiva, 

Todo tecido de renda... 


Este meu rosário antigo 

Ofereço-o àquele amigo 

Que não acredita em Deus... 


E os livros, rosários meus 

Das contas de outro sofrer, 

São para os homens humildes, 

Que nunca souberam ler. 


Quanto aos meus poemas loucos, 

Esses, que são de dor 

Sincera e desordenada... 

Esses, que são de esperança, 

Desesperada mas firme, 

Deixo-os a ti, meu amor... 


Para que, na paz da hora, 

Em que a minha alma venha 

Beijar de longe os teus olhos, vás por essa noite fora... 

Com passos feitos de lua, 

Oferecê-los às crianças 

Que encontrares em cada rua... 

(Alda Lara)


1. De acordo com o poema: 

I. O poema Testamento foi escrito de modo subjetivo. 

II. No poema o eu lírico destina seus “bens” e também seus sentimentos tanto para as pessoas amigas quanto àquelas que ele não conhece. 

III. Por se preocupar em deixar suas posses aos outros podemos caracterizar o eu lírico como um ser loquaz. 

IV. Em uma das estrofes o eu lírico menciona seus próprios poemas o que caracteriza a metalinguagem.

a) a) Estão corretas as proposições II e IV. 

b) Estão corretas as proposições I, II e III. 

c) Estão corretas as proposições I, II e IV. 

d) Estão corretas as proposições II e III. 

e) Todas as proposições estão corretas.


2. Após a leitura do poema pode-se inferir que a ideia principal do poema é: 

a) o herdamento 

b) a despedida 

c) a solidariedade 

d) a certeza da morte 

e) a perspicácia


3. A figura de linguagem presente nos primeiros dois versos do poema: “À prostituta mais nova Do bairro mais velho...” é denominada: 

a) antítese 

b) pleonasmo 

c) hipérbole 

d) eufemismo 

e) anacoluto


4. “À prostituta mais nova” A crase está incorretamente empregada na alternativa: 

a) Vou deixar tudo às claras, não aguento mais essa situação. 

b) À espera de uma nova chance a moça parou ao lado da mesa.

c) Depois do almoço as crianças voltaram à piscina. 

d) Antes de sair escreveu um bilhete à lápis. 

e) Os meninos assistiam à cena com tristeza. 


5. “São para os homens humildes,” O superlativo absoluto sintético do vocábulo em destaque é: 

a) humildecíssimo 

b) humilicíssimo 

c) humilcíssimo 

d) humílimo 

e) humildérrimo


6. “Oferecê-los às crianças” A palavra em destaque é classificada como um substantivo sobrecomum. Também possui a mesma classificação a alternativa: 

a) cônjuge 

b) intérprete 

c) fã 

d) onça 

e) jacaré


 

Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.

  JOSÉ E agora, José?  A festa acabou,  a luz apagou,  o povo sumiu,  a noite esfriou,  e agora, José?  e agora, você?  você que é sem nome,...