Atividades Ensino Fundamental - Anos Finais


“Era uma vez...
“ 

O dia em que todo dia era bom 

Delicioso gosto e o bom gosto das nuvens serem feitas de algodão

Dava pra ser herói no mesmo dia em que escolhia ser vilão 

E acabava tudo em lanche 

Um banho quente e talvez um arranhão” 

Dava pra ver
A ingenuidade e a inocência cantando no tom
Milhões de mundos e universos tão reais
Quanto a nossa imaginação
Bastava um colo, um carinho
E o remédio era beijo e proteção
Tudo voltava a ser novo no outro dia
Sem muita preocupação

É que a gente quer crescer
E quando cresce, quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido

É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido

Dá pra viver

Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau

É só não permitir que a maldade do mundo


Te pareça normal

Pra não perder a magia de acreditar

Na felicidade real
E entender que ela mora no caminho
E não no final

É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido

É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido

Era uma vez...

(Kell Smith)


1. Assinale a alternativa que apresenta o tempo correto dos verbos destacados no texto.

a) Pretérito Imperfeito. 

b) Futuro do Pretérito. 

c) Pretérito Perfeito. 

d) Presente do Indicativo.





O Patinho Feio 

2. O Patinho Feio surgiu de um ovo em que todos pensavam ser um ovo de: 

a) pato. 

b) cisne. 

c) peru. 

d) ganso. 


3. O Patinho Feio passou por muitos lugares, mas nunca se sentia feliz, até avistar os cisnes, pois o que ele queria mesmo encontrar era:

a) uma companhia para casar. 

b) uma família para viver feliz. 

c) um bando de aves para voar. 

d) uma mãe para lhe ensinar a voar.


4. O Patinho Feio sentiu-se feliz pela primeira vez quando:

a) viu o reflexo dos cisnes nas águas do rio. 

b) lembrou-se do tempo em que era maltratado e perseguido. 

c) foi acolhido e amado por uma família de cisnes. 

d) viu o brilho do sol sob suas asas.


                                                                                                        
A Banda

1 Estava à toa na vida, o meu amor me chamou 

2 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor. 


3 A minha gente sofrida despediu-se da dor 

4 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor. 


5 O homem sério que contava dinheiro parou. 

6 O faroleiro que contava vantagem parou. 

7 A namorada que contava estrelas parou para ver, ouvir e dar passagem. 


8 A moça triste que vivia calada sorriu. 

9 A rosa triste que vivia fechada se abriu. 

10 A meninada toda se assanhou pra ver a banda passar cantando coisas de amor. [...]

(Chico Buarque).


5. Assinale a alternativa em que a palavra grifada está empregada em sentido figurado. 

a) O homem sério que contava dinheiro parou. 

b) O meu amor me chamou... 

c) A moça triste que vivia calada sorriu. 

d) A rosa triste que vivia fechada se abriu. 







Bandeira Branca   

Bandeira branca amor 

Não posso mais 

Pela saudade que me invade 

Eu peço paz 


Saudade mal de amor de amor 

Saudade porque dói demais 

Vem meu amor 

Bandeira branca eu peço paz

(Max Nunes/Laércio Alves) 


6. O texto acima é: 

 a) um cardápio 

 b) um recibo 

 c) uma marchinha de carnaval 

 d) uma reza 


 7. A pessoa que fala no texto está com:

 a) saudade 

 b) alegria 

 c) tristeza profunda 

 d) depressão 


 8. A pessoa no texto quer: 

 a) festa 

 b) brincadeira 

 c) trabalhar 

 d) paz 





 O calhambeque 

1 Mandei meu Cadillac 

2 Pr'o mecânico outro dia 

3 Pois há muito tempo 

4 Um conserto ele pedia 

5 E como vou viver 

6 Sem um carango pra correr 

7 Meu Cadillac, bi-bi 

8 Quero consertar meu

9 Cadillac Bi bidhu! 

10 Bidhubidhubidubi!... 


11 Com muita paciência 

12 O rapaz me ofereceu 

13 Um carro todo velho 

14 Que por lá apareceu 

15 Enquanto o Cadillac 

16 Consertava eu usava 

17 O calhambeque, bi-bi 

18 Quero buzinar o calhambeque 

19 Bi bidhu! Bidhubidhubidubi!... 


20 Saí da oficina 

21 Um pouquinho desolado 

22 Confesso que estava 

23 Até um pouco envergonhado 

24 Olhando para o lado 

25 Com a cara de malvado 

26 O calhambeque, bi-bi

27 Buzinei assim o calhambeque 

29 Bi bidhu! Bidhubidhubidubi!..

(Roberto Carlos)



9. Conforme o sentido em que foi empregado no texto, a palavra “calhambeque” equivale a carro: 

a) usado e alugado. 

b) velho e conservado. 

c) novo, mas sem acessórios de luxo. 

d) velho e sem prestígio social. 





Súplica Cearense

1 Oh! Deus, perdoe este pobre coitado 

2 Que de joelhos rezou um bocado 

3 Pedindo pra chuva cair sem parar 


4 Oh! Deus, será que o Senhor se zangou 

5 E só por isso o sol arretirou 

6 Fazendo cair toda a chuva que há 


7 Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho 


8 Pedi pra chover, mas chover de mansinho 

9 Pra ver se nascia uma planta no chão 


10 Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe


11 Eu acho que a culpa foi

12 Desse pobre que nem sabe fazer oração


13 Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água 


14 E ter-lhe pedido cheinho de mágoa 

15 Pro sol inclemente se arretirar 


16 Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno 


17 Desculpe eu pedir para acabar com o inferno 

18 Que sempre queimou o meu Ceará 

(Macedo; Nelinho. IntérpreteLuiz Gonzaga)


10. Com base na leitura do texto, conclui-se que um: 

a) nordestino rezou muito a Deus, pedindo que mandasse chuva para aliviar a seca, porém choveu mais do que o esperado. 

b) nordestino pede desculpas a Deus por ter rezado errado, pois ele deveria ter pedido mais sol e menos inverno. 

c) homem de São Paulo suplicou a Deus para que o sol voltasse um tiquinho, mas Deus mandou mais chuva. 

d) pobre coitado conta sobre uma súplica feita a Deus por um homem de Sergipe que não foi atendido porque não soube rezar, pedindo muita chuva e veio muito sol. 




Comentários

Postagens mais visitadas