Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
(Guilherme Arantes)
1. Existe no texto, uma sequência de caminhos percorridos pela água, em diferentes trajetos e com diversos objetivos. Indique a seguir o trecho destacado que apresenta uma relação de suavidade e força no ciclo da água descrito no referido texto:
a) E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos.
b) Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão.
c) Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão.
d) Águas que banham aldeias e matam a sede da população.
e) Terra, planeta água.
2. Quanto à tonicidade, identifique o grupo de palavras em que todas possuem a mesma classificação:
a) sangue, terra, suave
b) substância, conhecida, coração
c) globo, terrestre, lençóis
d) mundo, ribeirão, trovão
e) pedras, leito, depois
3. No texto, Planeta água, as palavras destacadas significam, respectivamente:
a) Vapor atmosférico, dissipação, beira.
b) Ar livre, devastação, beirada.
c) Tranquila, depressão funda entre montanhas, extensão sobre a qual flui rios, lagos, etc.
d) Paz, profundo rio, extensão de um lago.
e) Limpa, caos, rio profundo.
4. A palavra água(s) além de aparecer como substantivo, também aparece em outra classe gramatical. Identifique o trecho em que isso acontece:
a) Água que nasce ...
b) Água que faz ...
c) Águas escuras dos rios que levam ...
d) Águas que caem...
e) Terra, planeta água.
5. Indique a alternativa em que as partes destacadas desempenham a mesma função:
a) 1. A água é o sangue da terra.
2. Nada é mais suave
b) 1. Quando a água é pura,
2. o coração é forte.
c) 1. Ela é encontrada sob a forma de oceanos, lagos, rios, etc.
2. Água que faz inocente riacho
d) 1. o coração do povo é tranquilo.
2. o coração é forte.
e) 1. Águas que banham aldeias
2. Águas escuras dos rios
Nenhum comentário:
Postar um comentário