quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Atividade Ensino Médio. Letra de Música. Guilherme Arantes - Planeta Água



 Planeta Água 

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho

E deságua na corrente do ribeirão


Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população


Águas que caem das pedras

No véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas

No leito dos lagos

No leito dos lagos


Água dos igarapés

Onde Iara, a mãe d'água

É misteriosa canção

Água que o sol evapora

Pro céu vai embora

Virar nuvens de algodão


Gotas de água da chuva

Alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva

Tão tristes, são lágrimas na inundação


Águas que movem moinhos

São as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra

Pro fundo da terra


Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho

E deságua na corrente do ribeirão


Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população


Águas que movem moinhos

São as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra

Pro fundo da terra


Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água


Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água

(Guilherme Arantes)


1. Existe no texto, uma sequência de caminhos percorridos pela água, em diferentes trajetos e com diversos objetivos. Indique a seguir o trecho destacado que apresenta uma relação de suavidade e força no ciclo da água descrito no referido texto: 

a) E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos. 

b) Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão. 

c) Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão. 

d) Águas que banham aldeias e matam a sede da população. 

e) Terra, planeta água. 


2. Quanto à tonicidade, identifique o grupo de palavras em que todas possuem a mesma classificação:

a) sangue, terra, suave 

b) substância, conhecida, coração 

c) globo, terrestre, lençóis 

d) mundo, ribeirão, trovão 

e) pedras, leito, depois 


3. No texto, Planeta água, as palavras destacadas significam, respectivamente: 

a) Vapor atmosférico, dissipação, beira. 

b) Ar livre, devastação, beirada. 

c) Tranquila, depressão funda entre montanhas, extensão sobre a qual flui rios, lagos, etc.

d) Paz, profundo rio, extensão de um lago. 

e) Limpa, caos, rio profundo.  


4. A palavra água(s) além de aparecer como substantivo, também aparece em outra classe gramatical. Identifique o trecho em que isso acontece: 

a) Água que nasce ... 

b) Água que faz ... 

c) Águas escuras dos rios que levam ... 

d) Águas que caem... 

e) Terra, planeta água. 


5. Indique a alternativa em que as partes destacadas desempenham a mesma função: 

a) 1. A água é o sangue da terra

    2. Nada é mais suave 

b) 1. Quando a água é pura, 

    2. o coração é forte. 

c) 1. Ela é encontrada sob a forma de oceanos, lagos, rios, etc

    2. Água que faz inocente riacho 

d) 1. o coração do povo é tranquilo. 

    2. o coração é forte

e) 1. Águas que banham aldeias 

    2. Águas escuras dos rios




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.

  JOSÉ E agora, José?  A festa acabou,  a luz apagou,  o povo sumiu,  a noite esfriou,  e agora, José?  e agora, você?  você que é sem nome,...