sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Charge para Interpretação - Ensino Fundamental

 



1. Segundo o dicionário online Michaelis, intertextualidade é o “processo de produção de um texto literário que parte de vários outros e com eles se imbrica”. 

Essa charge tem um intertexto com a fábula: 

a) Os três porquinhos. 

b) O burro, a raposa e o leão. 

c) João e Maria. 

d) Os músicos de Bremen. 


2. Releia o trecho a seguir. 

Eu falei que a gente tava com gripe suína” 

Mantendo o sentido original, esse trecho pode ser reescrito da seguinte forma: 

a) Eu falei que a gente tava com saudade. 

b) Eu falei que a gente tava eufórico. 

c) Eu falei que a gente tava louco. 

d) Eu falei que a gente tava doente. 


3. Sabendo que o efeito cômico do texto é dado pela relação estabelecida entre o adjetivo `´´suíno`´ e a locução adjetiva “de porcos”, assinale a alternativa que não apresenta o adjetivo correspondente à locução adjetiva “do campo”. 

a) Agreste. 

b) Campestre. 

c) Apícola. 

d) Rural.

Texto: Quem morre? Ensino Médio

 QUEM MORRE? 

Morre lentamente 

Quem não viaja, 

Quem não lê, 

Quem não ouve música, 

Quem não encontra graça em si mesmo 

Morre lentamente 

Quem destrói seu amor próprio, 

Quem não se deixa ajudar. 

Morre lentamente 

Quem se transforma em escravo do hábito 

Repetindo todos os dias os mesmos trajetos, 

Quem não muda de marca, 

Não se arrisca a vestir uma nova cor ou 

Não conversa com quem não conhece. 

Morre lentamente 

Quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções, 

Justamente as que resgatam o brilho dos 

Olhos e os corações aos tropeços. 

Morre lentamente 

Quem não vira a mesa quando está infeliz 

Com o seu trabalho, ou amor, 

Quem não arrisca o certo pelo incerto 

Para ir atrás de um sonho, 

Quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, 

Fugir dos conselhos sensatos... 

Viva hoje! 

Arrisque hoje!

Faça hoje! 

Não se deixe morrer lentamente! 

NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ.


1. Sobre a concordância verbal presente no trecho “Morre lentamente quem destrói seu amor próprio.”, é correto afirmar: 

a) Pode ser substituída por “destroem”, já que o pronome quem admite tanto singular quanto plural.

b) Explica-se pela presença de um sujeito que expressa sentido de coletividade. 

c) Está correta, pois traz um sujeito resumido por um pronome indefinido.

d) Justifica-se pela presença do pronome quem que impõe a necessidade da 3ª. pessoa do singular. 

e) Está baseada na mesma regra presente na frase “A maior parte deles não irá voltar.”


2. Analisando-se morfologicamente o trecho “Morre lentamente/ Quem não viaja”, temos respectivamente: 

a) Substantivo, verbo, pronome, adjetivo e preposição. 

b) Artigo, pronome, substantivo, advérbio e numeral. 

c) Verbo, adjetivo, substantivo, artigo e pronome. 

d) Verbo, advérbio, pronome, advérbio e verbo. 

e) Adjetivo, numeral, advérbio, advérbio e pronome. 


3. Segundo a mensagem do texto, para não se morrer lentamente é necessário. 

a) agir segundo o que se sente. 

b) seguir sempre a mesma rotina. 

c) viver relações amorosas estáveis. 

d) ser prudente nas escolhas da vida. 

e) não desperdiçar os conselhos sensatos.

 

Texto: Viver como as flores - Ensino Médio

 Viver como as flores 

- “Mestre, como faço para não me aborrecer? 

Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. 

Algumas são indiferentes. 

Sinto ódio das que são mentirosas. 

Sofro com as que caluniam”. 

– “Pois viva como as flores!”, advertiu o mestre. 

– “Como é viver como as flores?” 

Perguntou o discípulo 

– “Repare nestas flores”, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim “Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. 

Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. 

É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. 

Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. 

Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. 

Isso é viver como as flores.”


1. Segundo a leitura do texto, para se viver como as flores, é necessário: 

a) Tratar as pessoas do mesmo jeito como elas nos tratam, segundo a lei do ‘olho por olho, dente por dente’. 

b) Rejeitar e combater as pessoas que são mentirosas, criticando seus defeitos diante dos outros. 

c) Extrair das pessoas só o que elas trazem de bom e saudável, sem se deixar envolver por seus defeitos. 

d) Angustiar-se com os defeitos das outras pessoas, de preferência afastando-se delas. 

e) Sentir ódio de pessoas que falam inverdades de outras, excluindo-as de seu convívio.


2. O emprego da vírgula em “Mestre, como faço para não me aborrecer?” está: 

a) incorreto, já que está separando sujeito de predicado. 

b) correto, pois está sendo feito para isolar o vocativo ‘Mestre’. 

c) correto, uma vez que apresenta valor explicativo. 

d) incorreto, pois não se usa este sinal de pontuação antes de verbo. 

e) correto, pois está isolando um adjunto adverbial antecipado.


quarta-feira, 30 de julho de 2025

Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.

 JOSÉ

E agora, José? 

A festa acabou, 

a luz apagou, 

o povo sumiu, 

a noite esfriou, 

e agora, José? 

e agora, você? 

você que é sem nome, 

que zomba dos outros, 

você que faz versos, 

que ama, protesta? 

e agora, José? 

Está sem mulher, 

está sem discurso, 

está sem carinho, 

já não pode beber, 

já não pode fumar, 

cuspir já não pode, 

a noite esfriou, 

o dia não veio, 

o bonde não veio, 

o riso não veio 

não veio a utopia 

e tudo acabou 

e tudo fugiu 

e tudo mofou, 

e agora, José?

E agora, José? 

Sua doce palavra, 

seu instante de febre, 

sua gula e jejum, 

sua biblioteca, 

sua lavra de ouro, 

seu terno de vidro, 

sua incoerência, 

seu ódio - e agora? 

Com a chave na mão 

quer abrir a porta, 

não existe porta; 

quer morrer no mar, 

mas o mar secou; 

quer ir para Minas, 

Minas não há mais. 

José, e agora?

Se você gritasse, 

se você gemesse, 

se você tocasse a valsa vienense, 

se você dormisse, 

se você cansasse, 

se você morresse... 

Mas você não morre, 

você é duro, José! 

Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, 

sem teogonia, 

sem parede nua para se encostar, 

sem cavalo preto que fuja a galope, 

você marcha, José! 

José, para onde? 

(Carlos Drummond de Andrade)


1. De acordo com as informações do texto, assinale a alternativa verdadeira: 

a) O personagem principal não tem motivos para se sentir só, não tem carência de nada. 

b) O personagem principal não é marcado por frustrações. 

c) José quer morrer no mar, sente-se impossibilitado de agir. 

d) José tentou marchar.


2. No texto, o autor menciona um Estado brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse Estado: 

a) Minas Gerais. 

b) Minas. 

c) Rio de Janeiro. 

d) No meio do mato.


3. Assinale a alternativa que contém a (s) afirmativa (s) falsa (s): 

I) José que zomba dos outros. 

II) José no escuro como bicho do mato. 

III) José pode cuspir, mas não pode fumar nem beber. 

IV) José tenta abrir a porta, mas não existe porta. 


a) II apenas. 

b) II, III e IV apenas. 

c) III apenas. 

d) Todas as alternativas estão corretas.


4. Os verbos da língua portuguesa agrupam-se em três conjugações, de acordo com a terminação do infinitivo. 

Assinale a alternativa que apresenta os verbos grifados abaixo na forma nominal do infinitivo: 

“ se você dormisse

se você cansasse

se você morresse...” 


a) dormindo, cansando, morrendo. 

b) dormido, cansado, dormido. 

c) dormiu, cansou e morreu. 

d) dormir, cansar e morrer.


5. No texto, o autor menciona a palavra utopia. Sobre o significado dessa palavra, é correto afirmar: 

a) Aspiração, ideia, projeto de realização impossível. 

b) Útil. 

c) Inútil. 

d) Aspiração, ideia ou projeto de realização possível.


6. Observe as pontuações das frases abaixo. Assinale a alternativa que indica uma ordem, pedido ou conselho: 

a) Você marcha, José! 

b) Terminamos todos os trabalhos. 

c) Invista em você. 

d) E agora, José?



quinta-feira, 24 de julho de 2025

Interpretação de Quadrinho - Garfield. Fundamental I

 

1. Na tirinha de Garfield abaixo, há uma figura de linguagem no último quadrinho, em “Sniff”. Assinale a alternativa que indica corretamente qual é essa figura de linguagem.

a) Antítese. 

b) Eufemismo. 

c) Hipérbole. 

d) Personifica. 

e) Onomatopeia.


2. Assinale a alternativa que NÃO apresenta termos antônimos. 

a) meio – fim. 

b) pequeno – grande. 

c) limpo – sujo. 

d) frio – quente. 

e) alto – baixo.




terça-feira, 22 de julho de 2025

Texto Curto para Interpretação - A Ratinha. Fundamental I

 A Ratinha 

Eu era uma ratinha que morava junto com minha família, numa
casa de ratos construída no meio de um campo de trigo. 

Eu tinha o sonho de percorrer o mundo e a mania de meter o focinho pontudo em todo o lugar. Um dia, eu achei uma avelã! 

Era uma avelã enorme e bonita! Eu quis pegá-la, mas... 

A avelã foi rolando campo abaixo, passou por cima das folhas secas e sumiu ao pé de uma árvore enorme. 

Eu saí correndo atrás e enfiei o focinho num buraco entre as raízes da árvore. As aventuras da Ratinha. 

(As aventuras da Ratinha. Conto Popular)


1. A Ratinha morava: 

a) Sozinha; 

b) Com seus amigos; 

c) Com sua família; 

d) Com seus tios. 


2. O sonho da ratinha era: 

a) Percorrer o mundo; 

b) Ser artista; 

c) Ser professora; 

d) Ter muito dinheiro. 


3. O que a Ratinha achou: 

a) Um anel; 

b) Uma avelã; 

c) Uma maçã; 

d) Um queijo.


4. Onde foi construída a casa de ratos que a Ratinha morava? 

a) No meio de um jardim; 

b) Na cidade; 

c) No meio de um campo de trigo; 

d) No porão da casa.


5. O sinal de pontuação utilizado na frase “Era uma avelã enorme e bonita!” é: 

a) Interrogação; 

b) Exclamação; 

c) Ponto Final; 

d) Vírgula. 


6. As palavras, pontudo e enorme, retiradas do texto, são classificadas gramaticalmente como: 

a) Verbos; 

b) Substantivos; 

c) Adjetivos; 

d) Pronomes.



quarta-feira, 16 de julho de 2025

Texto Curto: Borboletas - Fundamental I

 Leia o poema “Borboletas” de Vinícius de Moraes e responda as questões de 1 a 5.


Borboletas


 Brancas

 Azuis

 Amarelas

 E pretas Brincam

 Na luz

 As belas Borboletas. 


Borboletas brancas 

São alegres e francas.

 

Borboletas azuis 

Gostam muito de luz. 


As amarelinhas 

São tão bonitinhas!


E as pretas, então... 

Oh, que escuridão!

(Vinícius de Moraes)


1. De acordo com o poema, o que há de comum entre todas as borboletas? 

a) Todas brincam na luz. 

b) Todas são alegres. 

c) Todas são azuis. 

d) Todas são francas. 


2. Quais são os adjetivos relacionados às borboletas brancas no poema? 

a) Bonitinhas e escuras. 

b) Alegres e francas. 

c) Pretas e escuras. 

d) Luz e alegres. 


3. Qual termo retirado do poema é um verbo conjugado na terceira pessoa do plural? 

a) Belas. 

b) Muito. 

c) Gostam. 

d) Borboletas. 


4. A palavra “borboletas” é: 

a) Um adjetivo feminino. 

b) Um substantivo feminino.

c) Um advérbio de lugar. 

d) Um pronome.


 5. Qual trecho do poema possui um advérbio de intensidade? 

a) “Gostam muito de luz”. 

b) “São alegres e francas”. 

c) “Oh, que escuridão!”. 

d) “Brincam na luz”.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Charge para interpretação - Fundamental II

 


1. A palavra “MEU” que aparece na charge acima é classificada como: 

a) adjetivo; 

b) substantivo; 

c) numeral; 

d) pronome; 

e) advérbio. 


2. A sombra do homem na charge reflete: 

a) sua inteligência; 

b) seu caráter; 

c) sua situação financeira; 

d) seu bom gosto; 

e) seu status. 


3. A expressão “Nossa!” que aparece na charge está funcionando como: 

a) uma conjunção; 

b) uma interjeição; 

c) pronome; 

d) artigo; 

e) preposição.

 

Interpretação de Tirinha. Fundamental II



1. Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir sobre o texto.

I- Nos dois primeiros quadros, o termo “mata” pode ter mais de um sentido. 

II- No último quadro, a palavra “mata” assume a significação de “floresta”. 

III- Em todos os quadros da tira, o termo “mata” foi usado com sentido duplo. 

IV- Nos dois primeiros quadros, o termo “mata” pode significar “tirar a vida”. 

V- No último quadro, a palavra “mata” assume o significado de “tirar a vida”. 

Estão CORRETAS as afirmativas: 

a) I, II e IV, apenas. 

b) I, II e III, apenas. 

c) II, III e IV, apenas. 

d) II, III e V, apenas. 

e) III, IV e V, apenas. 


8. Ao perceber do que se tratava as falas dos dois primeiros quadros, o personagem Armandinho, no último quadro, demonstra: 

a) decepção. 

b) indignação. 

c) incompreensão

d) satisfação. 

e) desinteresse. 



3. A fala da personagem, no último quadro, indica que ela é uma pessoa: 

a) bem-humorada. 

b) otimista. 

c) mal-humorada. 

d) brincalhona. 

e) jovial. 


4. A fala da personagem, no último quadro, demonstra que tipo de reação ela teve em relação à “dica” dada pela apresentadora? 

a) aceitação. 

b) rejeição. 

c) aprovação. 

d) admiração. 

e) indiferença. 


quinta-feira, 10 de julho de 2025

Interpretação de Tirinha. Armandinho - Fundamental II

 



1. Assinale a alternativa que apesenta uma análise integralmente CORRETA. 

a) Esse texto é um cartum que tematiza o uso irrestrito de celular na escola. 

b) Esse texto é uma tira que tematiza a forma de entretenimento atual entre crianças. 

c) Esse texto é uma história em quadrinho que tematiza o relacionamento inter-racial. 

d) Esse texto é uma charge que avalia positivamente o uso do celular por crianças. 

e) Esse texto é uma tira que apresenta uma crítica em relação à exclusão digital. 


2. Assinale a alternativa INCORRETA. 

a) Considerando a interação estabelecida, é possível perceber que os personagens são crianças. 

b) O texto verbal, por si só, não seria suficiente para uma interpretação adequada do texto. 

c) Armandinho (o personagem da 1ª fala) convidou os outros personagens para jogar no celular. 

d) Na interação estabelecida, a frase interrogativa produzida por Armandinho é um convite. 

e) As crianças convidadas para brincar entenderam de forma errada o convite feito por Armandinho.


3. “Tá!”, “Pode ser!” e “Vamos!” são expressões que, nesse texto, expressam: 

a) concordância/aceite. 

b) crítica/reprovação. 

c) permissão/autorização. 

d) surpresa/indignação. 

e) convite/solicitação. 


4. “Vamos” é um verbo que está conjugado: 

a) na segunda pessoa do plural. 

b) na primeira pessoa do singular. 

c) na primeira pessoa do plural. 

d) na terceira pessoa do singular. 

e) na terceira pessoa do plural.


5. Assinale a alternativa que apresenta dois substantivos empregados no texto. 

a) “Vamos” e “Pode”. 

b) “Brincar” e “Telefone”. 

c) “Fio” e “Sem”. 

d) “Telefone” e “Tá”. 

e) “Telefone” e “Fio”.


quarta-feira, 9 de julho de 2025

Texto para Interpretação: As Abelhas

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 As Abelhas 


1 As abelhas nos dão um grande exemplo de desapego. 

Após construírem a colmeia, elas a abandonam. E não a deixam morta, em ruínas, mas viva e repleta de alimento. Todo mel que fabricaram além do que necessitavam é deixado. Batem asas para a próxima morada sem olhar para trás. 

5 Num ato incomum, abandonam tudo o que levaram a vida para construir. Simplesmente soltam-no sem preocupação, se vai para outro. 

Deixam o melhor que têm, seja para quem for – o que é muito diferente de doar o que não tem valor ou dirigir a doação para alguém de nossa preferência. 

Se quisermos ser livres, parar de sofrer pelo que temos e pelo que não temos, devemos 10abrigar um único desejo: o de nos transformar. Assim, quando alguém ou algo tem de sair de nossa vida, não alimentamos a ilusão da perda. 

O sofrimento vem da fixação a algo ou a alguém. 

O apego embaça o que deveria estar claro: por trás de uma pretensa perda está o ensinamento de que algo melhor para nosso crescimento precisa entrar. 

15 Se não abrirmos mão do velho, como pode haver espaço para o novo?


1. Segundo o texto, qual é o grande exemplo dado pelas abelhas? 

a) O abandono das coisas úteis. 

b) O uso apenas do que nos é suficiente. 

c) O desprendimento pelas coisas. 

d) A fixação por algo ou alguém. 


2. Assinale a aprendizagem INCORRETA em relação aos atos praticados pelas abelhas. 

a) Falta de preocupação com aquilo a que renunciam. 

b) Deixam algo, mas ainda repleto de coisas necessárias. 

c) Doam o melhor que têm, sem pensar em quem usufruirá. 

d) O apego à próxima morada. 


3. Para sermos livres e para não sofremos pelo que temos ou deixamos de ter, infere-se que devemos. 

a) mudar a nossa forma de encarar os fatos. 

b) aumentar a ilusão de que tudo pode dar certo. 

c) dar novo sentido à nossa vida. 

d) abandonar tudo que nos faz mal.


 4. Em relação à expressão “Se não abrirmos mão do velho, como pode haver espaço para o novo?” (Linha 15), todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 

a) Se insistirmos em permanecer nas coisas mais do que o tempo necessário, iremos perder o sentido das etapas seguintes. 

b) É a resistência que nos dá a oportunidade única de alongar as expectativas e de expandir a vida. 

c) É importante saber deixar vir as coisas, as oportunidades, as pessoas, os momentos e, após usufruir de tudo isso, devemos saber deixá-los ir. 

d) Desapegar é um ato importante se quisermos principiar um novo recomeço na vida.


5. Considere o trecho: “Após construírem a colmeia, elas a abandonam.” (Linha 2). Sobre a construção desse trecho, é correto afirmar, EXCETO: 

a) O pronome pessoal ‘elas’ retoma o termo ‘abelhas’. 

b) O pronome oblíquo átono ‘a’ retoma o termo ‘abelhas’. 

c) Os verbos do trecho concordam com o termo ‘abelhas’. 

d) O pronome oblíquo ‘a’ refere-se ao termo colmeia. 


6. No trecho “Deixam o melhor que têm, seja para quem for [...]” (linha 7), a que termo se refere o verbo em destaque? 

a) Mel. 

b) Colmeia. 

c) Desapego. 

d) Abelhas.


8. Observe o trecho: “O apego embaça o que deveria estar claro [...]” (linha 13). A palavra em destaque, nesse contexto, tem o mesmo sentido de 

a) apaga. 

b) retira. 

c) dificulta. 

d) reduz. 

Texto: A Anunciação - Vinícius de Moraes

  A anunciação  Montevidéu  Virgem! filha minha  De onde vens assim  Tão suja de terra  Cheirando a jasmim  A saia com mancha  De flor carme...